Harmonia perfeita entre o novo e o existente

23/06/2022 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 61

Uma belíssima arquitetura motiva e inspira o trabalho que será realizado no edifício. Neste projeto incrível, o sistema em aço foi perfeitamente escolhido para criar um escritório novo a partir de uma edificação existente. Estrutura metálica e lajes em steel deck ajudaram a ampliar em 50% a área da construção existente, através de adições e “enxertos” de peças que foram utilizadas inclusive no reforço necessário para a retirada de pilares da estrutura original.

“Acima de tudo, precisávamos de rapidez e agilidade na execução da obra”, lembra Matheus Seco, um dos três fundadores do BLOCO Arquitetos (leia entrevista especial na página 26), responsável pelo projeto deste escritório de advocacia, com 1.654 m², em Brasília. “Com a utilização do sistema construtivo de aço foi possível realizar a obra em menos da metade do tempo. Isso significou uma economia de seis meses”.

Ele conta que o projeto carecia de uma estrutura leve, que necessitasse de fundações mais simples e menos profundas. “Além disso, nosso espaço de canteiro de obras era pequeno, o que nos levou a pensar em opções de estruturas em peças industrializadas para serem montadas no local. O aço nos ajudou muito”.

O líder do BLOCO Arquitetos conta que toda a estrutura nova é executada em aço (vigas e pilares) e steel-deck.

Um novo envelope para o edifício une os trechos de construção novas e existentes, deixando aberturas de diversos tamanhos e posições, dependendo do ambiente.

“Este envelope é constituído de uma segunda “pele” em chapas de liga alumínio-zinco (Galvalume) corrugadas, perfuradas e suportadas por uma estrutura metálica leve.  Esta nova “pele” fica afastada da antiga fachada em um metro”, afirma Matheus.

“Durante o dia sua aparência é monolítica, mas à noite ela se transforma em uma superfície translúcida”.

Esta superfície protege o interior da insolação excessiva e mantém a vista para o exterior, enquanto o espaço entre as fachadas permite ventilação natural e espaço extra para a passagem de instalações. A cobertura é composta por telhas em aço com isolamento térmico, com 50mm de espessura.

Em termos de expressão arquitetônica, o resultado é incrível. “Procuramos sempre tirar partido dos sistemas estruturais que utilizamos”, analisa Matheus. “No caso do aço, a precisão dos encaixes e a leveza das peças foram exploradas no projeto”.

Além disso, a forma final da cobertura do edifício é resultado da manutenção e reutilização de duas lajes em concreto existentes, que foram cobertas e unidas por um terceiro trecho central de cobertura metálica, possuindo aberturas para entrada de luz e ventilação naturais. Os grandes panos inclinados da cobertura trazem uma nova identidade para o edifício além de propiciarem volumes de pé-direito generosos.

“É inovadora a maneira como combinamos uma estrutura convencional de concreto pré-existente com um novo “envelope” de estrutura metálica, que a envolve, qualifica e aumenta a área construída”, avalia Matheus.

Ele ressalta a importância de um bom projeto para o funcionamento ideal de um escritório. “A arquitetura é essencial, principalmente nas propostas de uso e flexibilidade dos ambientes”, afirma. “Fora isso, todo bom trabalho de arquitetura faz uso racional de seus recursos (orçamentos disponíveis) para a obra e tira o máximo proveito da utilização de recursos naturais de ventilação e iluminação”.

Segundo Matheus, o arquiteto deve ser o “maestro” para guiar o cliente e as equipes de profissionais na escolha da forma mais adequada de se construir o melhor espaço possível para a atividade desejada.

ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE

Desde o início do projeto houve preocupação com o meio ambiente. O reaproveitamento e a não demolição da parte de uma estrutura existente, por exemplo, foi a primeira ação que buscou reduzir o impacto ambiental da obra do escritório de advocacia.

“O uso da estrutura metálica nos novos trechos do edifício também proporcionou a economia de concreto nas fundações, além de permitir a eventual reciclagem da estrutura no futuro”, destaca Matheus.

“A fachada nova, composta por uma segunda “pele” em estrutura metálica e chapas em Galvalume, protege o interior da insolação excessiva, diminuindo a demanda por ar-condicionado para o controle
de climatização.

Fora isso, ainda de acordo com o arquiteto, o edifício reutiliza água de chuva e faz uso de energia fotovoltaica, além de incorporar outras estratégias para economia de energia no seu uso diário, como a utilização de sistema de ar-condicionado central do tipo VRF automatizado e
controle de iluminação.

Ficha Técnica:

Julião Coelho Advogados

Fabricante da Estrutura Metálica / Projeto Estrutura de Aço: Proest
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: BLOCO Arquitetos / Renata Dutra Arquitetura / Daniel Mangabeira / Henrique Coutinho /Matheus Seco / Renata Dutra
Execução da Obra: Abacus Engenharia/Eng. Helder Rossi
Área Construída: 1600 m²
Volume de Aço Empregado: 49,6 toneladas
Conclusão da Obra: 2021
Local: Brasília, DF

 

Fonte: Revista Arquitetura & Aço - Edição 61
Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal