Estação São Paulo-Morumbi

06/09/2023 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. ESTAÇÃO SÃO PAULO-MORUMBI DO METRÔ - LINHA 4. A estação São Paulo-Morumbi, mais do que um equipamento de transporte urbano, é um ponto de conexão intermodal da cidade de São Paulo. Pedestres, ciclistas, “caronas” e passageiros de ônibus e metro passam por esse espaço diariamente, seja para iniciar ou terminar um deslocamento urbano, seja para apenas fazer um transbordo entre uma forma de mobilidade e outra.

O partido arquitetônico da estação nasceu da organização dos movimentos pendulares que resultam da interação das demandas locais com os fluxos metropolitanos próprios de uma rede metroferroviária. Num contexto hostil aos pedestres, de avenidas largas e bastante carregadas, a disposição estratégica de planos verticais exprime a melhor acomodação desses fluxos, de maneira a não somente criar acessos generosos às plataformas do metrô e do terminal de ônibus anexo, mas também a configurar espaços de permanência agradáveis.

Uma grande cobertura plana organiza todo o desenho do nível da superfície, apoiada sobre esbeltos pilares metálicos e paredes de concreto. É ela que dá unidade aos diferentes setores funcionais da estação, conferindo identidade ao edifício e, ao mesmo tempo, um diálogo respeitoso com seu entorno. A cobertura translúcida promove uma filtragem de luz controlada, deixando os eixos de circulação mais iluminados e as áreas de permanência sombreadas, desenhando luzes e sombras em constante movimento ao longo do dia.

O projeto executivo de arquitetura, paisagismo e comunicação visual da estação foi desenvolvido a partir das diretrizes definidas pelo Metrô na etapa de projeto básico e dos trechos da estação já executados na fase anterior, que se concentrou no túnel das plataformas. Entretanto, diversas condicionantes indicaram a necessidade do projeto executivo redesenhar de forma significativa o que havia sido adotado, com alterações, principalmente, no pavimento térreo em ambos os acessos, no primeiro pavimento subterrâneo (mezanino) e no poço principal do acesso norte. Esse projeto foi uma realização do 23 SUL com o Consórcio Hidroconsult, Noronha, LENC (HNL)

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