Espaço especial para relaxar

19/01/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

O que não pode faltar em uma casa de chácara? A arquiteta Renata Brazil, do Ateliê Monolito, responde: “É essencial investir na relação da residência com o meio externo, unindo o homem com a natureza. Também acredito que uma casa de chácara deve ser aconchegante, com espaço de descanso, um local onde a arquitetura proporcione a paz que precisamos interiormente”.

Renata Brazil é responsável pelo projeto da Casa Bricks, que fica situada em uma chácara na região rural de Alexânia, bem próxima ao Rio Areias, no estado de Goiás. Segundo ela, o sistema construtivo em aço colaborou com o propósito da criação de um espaço aconchegante para o relaxamento e o lazer de fim de semana.

“Desde a concepção da casa, foi planejado misturar algumas linguagens, o tradicional e o contemporâneo”, conta a arquiteta. “Queríamos uma residência que tivesse cara de chácara, aconchegante, mas que também surpreendesse as pessoas. Optar pelo sistema construtivo em aço foi uma ótima decisão para causar tal efeito. Gostamos de criações que tragam surpresas, buscando sempre ir um pouco além do imaginário comum”.

A construção em aço foi fundamental, de acordo com Renata Brazil, tanto para o partido do projeto quanto para a racionalização da construção. “A Casa Bricks fica em uma região longe de grandes centros e, assim, o sistema metálico possibilitou uma obra rápida e limpa”, garante.

Foram utilizadas oito toneladas do material. “O aço está presente em todas as soluções da casa, tanto na estrutura de pilares e vigas metálicas, esquadrias, como estrutura do telhado e requadros dos cobogós”, afirma a arquiteta. “Optamos por utilizar materiais mais brutos ou naturais, como o aço, a madeira, o concreto e o tijolo aparente. Todas as paredes e fechamentos são em tijolo aparente, o piso, em concreto desempenado, e o forro de todos os ambientes, em madeira”.

Renata diz que adora trabalhar com o sistema metálico. “Podemos obter um resultado único, combinando o aço a outros materiais”, analisa. “Somos apaixonados por aço, esse material representa muito o estilo que gostamos de trabalhar. Eu, particularmente, gosto tanto que até aprendi a soldar e utilizo também o aço em nossas peças de design, como mobiliários e outros artefatos de decoração”.

Definitivamente o grande diferencial deste projeto são os detalhes, que misturaram linguagens da arquitetura tradicional com o contemporâneo. Por exemplo, a cobertura da parte social da casa é em telha colonial. Porém, no interior, o desenho do telhado é diferenciado, com a estrutura metálica fazendo a geometria e compondo com o forro de madeira, que foi tingido para ter uma cor similar à das paredes de tijolos.

O acesso principal acontece através de uma pérgola metálica, que literalmente atravessa a parte social da casa de fora a fora, passando dentro da edificação. “Iniciando na garagem, passa pelo hall de entrada coberto e segue até o final da cozinha, fazendo uma costura deste percurso”, explica Renata Brazil.

A casa é térrea e possui dois volumes principais, um em “L”, representando a parte social, formada por sala de estar, jantar, cozinha, quarto de hóspedes e banheiro social, e outro em forma de “retângulo”, onde fica a parte íntima da casa com quatro quartos e área de serviço. A parte social da casa conta também com uma aconchegante piscina. As portas em metal e vidro se abrem e integram com o exterior.

Há um bonito jogo de texturas, luz e sombra. “Gostamos muito de criar efeitos utilizando os materiais na arquitetura. Na Casa Bricks, criamos um padrão de composição para os tijolos que dão efeitos de luz e sombra, conforme o horário do dia através dos cobogós. A pérgola também cria um efeito bem interessante nesse sentido. As texturas das paredes de tijolo, juntamente com a cor do forro de madeira, dão um efeito âmbar muito bonito junto com a iluminação”.

Para finalizar, Renata Brazil fala sobre os benefícios e vantagens que a construção em aço ofereceu para esse trabalho. “Acredito que, na correria dos dias de hoje, optar por um material que, além de bonito, facilita a vida das pessoas pela sua praticidade e rapidez é muito vantajoso”, afirma.

“Além de possibilitar vãos maiores na arquitetura, o sistema em aço colabora na materialização de espaços mais racionais e generosos. A obra executada em aço reduz bastante o tempo de entrega, além de proporcionar um canteiro limpo”.

FICHA TÉCNICA

CASA BRICKS

Empresa Fornecedora da Estrutura em Aço:
Gravia
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Pierre de Azevedo Roriz
Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Ateliê Monolito - Renata Brazil
Execução da Obra: Ateliê Monolito
Área Construída: 600 m²
Volume de Aço Empregado: 8 toneladas
Conclusão da Obra: 2020
Local: Alexania, GO

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal