Escola Aubrick / Andrade Morettin Arquitetos Associados Guarda

26/01/2023 | Notícia | ArchDaily

O projeto da nova sede do ensino fundamental para a escola Aubrick, localizado na região do Campo Belo, em São Paulo, nasceu com o objetivo duplo de reunir unidades que estavam separadas em pequenas edificações e atualizar o espaço físico de acordo com as evoluções recentes do projeto pedagógico da escola.

O projeto foi elaborado a partir de uma série de diálogos ocorridos entre a equipe de arquitetura, a escola, seus educadores e professores, o que nos permitiu estruturar uma boa compreensão do projeto pedagógico da instituição, bem como de sua atmosfera familiar.

O projeto inicia-se assim com o entendimento da visão que a escola construiu para si e para o futuro do ensino. De acordo com essa visão, os espaços da escola são concebidos para o acolhimento tanto quanto para a exploração pedagógica. Os espaços são flexíveis, proporcionando grande liberdade em seus usos. Consequentemente, os espaços livres e ajardinados são considerados como o coração da escola, onde são encorajadas as atividades de lazer e socialização, na mesma medida em que podem também tornarem-se espaços para o ensino.

Tendo em mente os valores apontados acima, o projeto parte para uma ocupação do terreno onde os jardins são os protagonistas do espaço, de tal forma que os blocos edificados se organizam ao redor deles. As edificações, concebidas a partir de um sistema construtivo leve e comprometido com sua maior sustentabilidade, constituem um conjunto coeso e harmônico, fazendo uso de materiais diversos, tomando partido dessa diversidade para tornar-se, eles também, agentes didáticos.

A generosa presença de elementos de madeira e das cores é responsável pela criação de uma atmosfera doméstica e amena, contribuindo para a composição de uma gama de espaços diferenciados, propícios para a diversidade de experiências no dia-a-dia das crianças.

Ficha técnica:
Arquitetos: Andrade Morettin Arquitetos Associados
Área: 3909 m²
Ano: 2021
Fotografias: Pedro Kok
Arquiteto Líder: Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Maia Rosa e Renata Andrulis
Desenvolvimento: Nomas Arquitetura
Equipe: Fernanda Mangini, Raphael Souza, Murilo Zidan, Daniel Zahoul, Guilherme Torres Martins, Izabel Sigaud
Estrutura: Marata Engenharia
Fundações: Apoio Assessoria e Projetos de Fundações
Construção: Barbara Engenharia e Construção
Instalações: Rewald Engenharia
Luminotécnica: Senzi Lighting
Impermeabilização: PROASSP Assessoria e Projetos
Climatização: Willem Scheepmaker & Associados
Consultoria Caixilhos: P. Martins Engenharia
Consultoria Acústica: Modal Acústica
Paisagismo: Bonsai Paisagismo
Conforto Ambiental: K2 Arquitetura
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal