27/11/2025 | Notícia | Assessoria de Imprensa CBCA
Equipe da Universidade Federal da Grande Dourados vence o 7º Concurso CBCA para Estudantes de Engenharia
“Treliças Planas de Aço para Coberturas” foi o tema da competição em 2025, que contou com fases teórica e prática para a definição dos vencedores
Os estudantes Geovana Silverio, Laura da Silva, Rayane Rosa e Sandro Henrique de Moraes, da Universidade Federal da Grande Dourados, foram os vencedores da 7ª edição do Concurso para Estudantes de Engenharia do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). O grupo foi orientado pelo professor Domingos Jorge Ferreira da Silva, que auxiliou a equipe no desenvolvimento de uma solução estrutural e construtiva para a cobertura de um ginásio poliesportivo, contemplando o dimensionamento e detalhamento da tesoura metálica principal, das terças, dos tirantes de apoio das terças, do sistema de contraventamento da cobertura e do sistema de travamento lateral do banzo inferior.
A equipe vencedora receberá R$ 10 mil como premiação, além de Kits Estruturais Mola, Manuais Técnicos do CBCA, edições da Revista Arquitetura e Aço, livros de engenharia civil sobre construção em aço e inscrições nos cursos à distância disponibilizados pela entidade.
O projeto vencedor se destacou pela correta aplicação do edital, com uma proposta didática diferenciada e pelo belo trabalho em equipe, com total relação do memorial descritivo com a apresentação feita na fase prática. Vale também mencionar a correta proposta estrutural apresentada, com acertos em relação ao seu desenvolvimento, e cumprindo de forma plena tudo o que foi proposto pelo CBCA. Os alunos Geovana, Laura, Rayane e Sandro Henrique representaram perfeitamente o comportamento de diversos itens estruturais com o uso do Kit Mola, com o trabalho mais completo entre todos os que foram apresentados, organizado e com rica explicação dos elementos estruturais.
Os segundo e terceiro lugares ficaram com os alunos do Centro Universitário da Grande Dourados e da Universidade Federal do Piauí. Foram atribuídas, ainda, duas menções honrosas aos alunos da Faculdade Anhembi Morumbi - Vila Olímpia e da Universidade Federal de Lavras. O evento de premiação será realizado na sede da universidade vencedora, com a participação de membros das equipes que ficaram nas três primeiras colocações.
A Comissão Julgadora foi composta por Márcio Sequeira (Representante do Projeto Mola), Tomás Vieira (Diretor da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e Iuri Fazolin (Prof. Dr. em Estruturas do Centro Universitário Adventista de São Paulo).
Com 120 alunos inscritos (recorde desde o início da realização desse projeto, em 2019), de 20 universidades / 10 estados diferentes, a edição desse ano contou com representantes de todas as regiões do Brasil
Promoção e difusão do uso do aço na construção civil e aproximar os conhecimentos acadêmicos da prática cotidiana da engenharia são os principais objetivos do Concurso para Estudantes de Engenharia do CBCA, estimulando que os participantes desenvolvam diversas habilidades e projetos de estruturas com uso do aço, na medida em que abordam diversos aspectos fundamentais da construção, sendo a análise das propriedades do aço, processos de fabricação, transporte, montagem e concepção das ligações entre os elementos da estrutura metálica os principais pontos.
Os projetos vencedores estarão publicados em breve no site do CBCA.
Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.
O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.
Assessoria de Imprensa
Ana Carolina Malandrino
(16) 98173-9918
Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.
Ok