Complexo Industrial Montcalm Montagens Industriais / Sergio Sampaio Arch + Tectônica

19/05/2022 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma gleba de 356.000 m2 nas proximidades do KM69 da Rod. Castello Branco no município de Mairinque/SP, foi aberta uma clareira de aprox. 70.000m2 onde foi constituído um platô para a implantação do complexo industrial da Montcalm Montagens Industriais.

O conjunto fabril será implantado em 2 fases sendo que a primeira que será concluída em 2022 é composta por 2 galpões industriais (4.840,00m2 cada) e 1 pequeno edifício para o refeitório. Na segunda etapa serão implantados mais 1 galpão e um edifício administrativo. A proposta se baseia na qualificação ambiental para os espaços de trabalho fazendo da arquitetura um instrumento crucial para conferir à construção propriedades que superam o mero funcionalismo. Atributos como ventilação cruzada, iluminação natural, dinamismo na modulação da fachada e o movimento nas formas curvas da cobertura de madeira MLC foram considerados no partido arquitetônico para que o conjunto transmita bem estar aos trabalhadores da empresa. Praça de descompressão ao ar livre e uma cobertura pênsil serão implementadas entre os 2 galpões principais (incluindo mini golfe, mesas de jogos e anfiteatro).

O edifício foi totalmente construído em sistemas industrializados; pilares e vigas pré-moldadas de concreto, vigas curvas de MLC, terças de aço galvanizado, telhas termoacústicas, painéis TERMOWALL para fechamentos e aberturas para entrada/saída de ar em chapas permetal. As áreas pavimentadas serão em piso intertravados de concreto, os postes de iluminação fotovoltaicos com lâmpadas LED, sistema de reuso de águas pluviais captadas pela cobertura e armazenadas em cisternas independentes.

A modularização do projeto mediante os elementos da composição, utilização predominante de componentes de construção a seco, estruturas leves e peças segmentadas de fácil transporte otimizaram o prazo de construção e reduziram drasticamente o consumo de água, geração de resíduos e desperdícios de materiais. Além disso o planejamento da obra e adoção de processos inovadores promoveram a qualificação técnica de mão de obra e fornecedores locais durante o acompanhamento da edificação.

As propriedades de isolamento térmico das vedações e coberturas, utilização massiva de madeira de reflorestamento, farta ventilação e iluminação natural garantem o conforto ambiental dos edifícios ao mesmo tempo que reduz drasticamente os gastos com energia elétrica para utilização de luz artificial e ar-condicionado tornando sua utilização mais eco eficiente.

 

Ficha Técnica:

Arquitetos: Sergio Sampaio Arch + Tectônica
Área: 10300 m²
Ano: 2022
Fotografias: Leonardo Finotti
Fabricantes:  Crosslam
Arquiteto Líder: Sergio Sampaio
Projeto Executivo: Patricia Zeppini, Renata Hirayama, Luiza Cesário
Projeto Estrutural: Eng. Paulo Simonsen
Cidade: Mairinque
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal