Como a arquitetura e a construção em aço ajudam a criar uma vida melhor

14/05/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 58

A procura por uma vida melhor tem sido um dos principais objetivos da sociedade. E essa busca começa na escolha de projetos e do sistema construtivo, que organizam e qualificam as dimensões sociais, criam compromisso essencial com o meio ambiente e oferecem eficiência, agilidade, força, beleza, liberdade de criação e design e sustentabilidade.

“O papel do arquiteto é projetar e dar maior qualidade a vida”, avalia Mauricio Salvi, da Uffizi Arquitetura, escritório que busca explorar as inúmeras vantagens do sistema construtivo em aço (veja as fotos).

“A construção em aço gera valores técnicos aos anseios da sociedade, motivando maior importância no campo da sustentabilidade, na criação de empregos, na velocidade e na produtividade da construção e especialização da mão de obra”.

Emerson Vidigal, do Estúdio 41, responsável pelo projeto da nova Estação Comandante Ferraz, na Antártica, acredita que construir bem, respeitando os recursos disponíveis e buscando a solidez, sempre foi uma ação fundamental na humanização de qualquer projeto. “Neste sentido, o aço tem muitas vantagens, desde o ciclo extrativo, passando pela indústria, e chegando ao canteiro de obras. Quando o material é bem utilizado, ajudamos a vida a se adaptar melhor ao planeta”, garante o arquiteto.

Sim. É possível projetar um futuro melhor. Ana Paula Soares, da Uffizi Arquitetura, acredita no papel transformador da profissão. “Se olharmos para o passado, veremos como a arquitetura foi importante na reconstrução pós-guerra, por exemplo, seguindo o objetivo de reconstruir rapidamente, sempre se adequando as necessidades e as novas formas de viver”, diz.

A arquitetura faz parte da vida das pessoas em todos os momentos, de acordo com Ana Paula. “Residências, lojas, escolas, hospitais, praças, centros culturais, enfim, tudo isso é criado a partir de um projeto arquitetônico”, explica. Emerson Vidigal completa: “Por isso, na hora de projetar, o profissional deve priorizar o conhecimento acumulado e as suas convicções para que possa qualificar a vida de quem usufruir de determinado espaço”.

Já Mauricio Salvi destaca que o sistema construtivo em aço colabora para a criação de espaços onde as pessoas possam viver melhor. “A construção em aço possibilita espaços estruturalmente mais generosos e edifícios mais complexos”, confirma. “Sendo assim, aumenta a qualidade dos ambientes e, desta maneira, pode-se criar espaços mais agradáveis e seguros”.

De acordo com Emerson Vidigal, a melhor qualidade do aço, neste sentido, é o ganho de tempo. “Os processos da construção em aço permitem essa velocidade e um certo grau de racionalidade construtiva”, diz. “Constrói-se, nessa técnica, com menos desperdício de recursos, com menos resíduos”.

Sempre com a preocupação de promover o bem-estar das pessoas, Ana Paula Soares lembra que o sistema construtivo em aço valoriza o imóvel e também possibilita uma arquitetura com uma linguagem mais contemporânea, já que garante a liberdade de criação para qualquer projeto. “Costumamos encontrar mais benefícios no sistema construtivo em aço do que na técnica mais tradicional”, revela.

De acordo com estudos, as pessoas gastam até 90% do tempo em espaços interiores. Neste aspecto, a construção em aço também é extremamente importante para se viver melhor. “O sistema permite vãos maiores com vigas menores, apoios mais leves e coberturas mais finas, comparado ao sistema convencional”, analisa Mauricio Salvi. “Isso possibilita um espaço mais generoso para o usuário, que passa a ter uma sensação de ‘respirar de peito aberto’ e se sentir bem naquele local”.

Ficha Técnica:

Projeto dos entrevistados Mauricio Salvi e Ana Paula Soares, da Uffizi Arquitetura, Fabricante da Estrutura Metálica.

Projeto Estrutura de Aço: Guerreiro Engenharia
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Uffizi Arquitetura / Mauricio Salvi e Ana Paula Soares
Execução da Obra: União Técnica (parte metálica) Olerino Silva (parte civil)
Área Construída: 400 m²
Volume de Aço Empregado: 13,6 toneladas
Conclusão da Obra: 2021
Local: Tamboré, SP

Ficha Técnica:

Projeto do entrevistado Emerson Vidigal, do Estúdio 41.

Fabricante da Estrutura Metálica / Projeto Estrutura de Aço: AFAconsult (PT)
Projeto Arquitetônico: Estúdio 41 / Emerson Vidigal
Execução da Obra: CEIEC China
Área Construída: 4.500 m2
Volume do Aço: 1.090 toneladas
Conclusão da Obra: 2020
Local: Shanghai (pré-fabricação) e Antártica (canteiro final)

Ficha Técnica:

Projeto dos entrevistados Mauricio Salvi e Ana Paula Soares, da Uffizi Arquitetura

Fabricante da Estrutura Metálica / Projeto Estrutura de Aço: Guerreiro Engenharia
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Uffizi Arquitetura / Mauricio Salvi e Ana Paula Soares
Execução da Obra: Olerino Silva
Área Construída: 380 m²
Volume de Aço Empregado: 20,5 toneladas
Conclusão da Obra: 2019
Local: Tamboré, SP

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal