Colégio Positivo Internacional / Manoel Coelho Arquitetura e Design

26/03/2021 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. O colégio foi implantado dentro do campus da Universidade Positivo, aproveitando toda a infraestrutura esportiva, cultural e de laboratórios disponível. Possui proposta de ensino bilíngue em português e inglês, do ensino infantil ao médio, com foco na formação multicultural, incentivando os alunos a pensarem e agirem como cidadãos do mundo.

O programa se organiza através de um monobloco linear, com estrutura em concreto, onde estão alocados as “funções tipo” - salas de aula e laboratórios e um volume irregular, em estrutura metálica, que abriga as “funções singulares” - como biblioteca e administração. O pátio coberto, é o elemento principal, articulador dos setores e o grande espaço de convívio dos alunos. Visto do exterior, o Colégio é um prisma regular de ângulos definidos que parece impermeável. Ao se aproximar do edifício as empenas suspensas do chão se abrem ao fluxo dos pedestres, integrando interior e exterior.

Na entrada no colégio, uma marquise de formato triangular evidencia o acesso e estabelece a transição e acolhida para os alunos que são conduzidos ao pátio coberto que organiza e distribui os fluxos.

A permeabilidade visual é explorada sempre que possível, integrando o microcosmo do colégio ao conjunto da universidade, através das peles de vidro e principalmente dos painéis de vedação em telhas metálicas perfuradas. Os painéis permitem a conexão visual com os espaços externos, ao mesmo tempo que maximizam a ventilação e iluminação natural, reforçada também pelo zenital do jardim interno. O uso de cores quentes, em tons de amarelo, laranja e vermelho, conferem identidade ao edifício e estimula as percepções sensoriais das crianças.

Alinhado à filosofia ambiental da instituição e buscando inspirar os seus alunos, o partido adota várias estratégias sustentáveis: aproveitamento dos platôs existentes para implantação do edifício minimizando o impacto e movimento de terra no local, gestão de resíduos na obra, correta orientação solar com salas voltadas para o norte, ventilação cruzada, aproveitamento da luz natural através de zenital, proteção solar com brises, seleção de materiais, consumo sustentável de água, reaproveitamento de águas pluviais, eficiência energética, luminárias inteligentes, conforto térmico, visual e acústico, paisagismo com espécies nativas, entre outros. O colégio foi o primeiro edifício de ensino no Brasil a receber a certificação ambiental LEED (Leadership in Energy  and Enviroonmental Design) - nível Ouro.

O escritório foi também responsável por todo o projeto de ambientação interna, com detalhamento do mobiliário específico e de sinalização visual.

 

Ficha técnica:

Arquitetos: Manoel Coelho Arquitetura e Design
Área: 5000 m²
Ano: 2013
Fotografias: Nelson Kon
Fabricantes: Hunter Douglas, Belgotex , Gnoatto Movéis, Junckers, NGK, Perfilor, SMD, Tarkett
Autoria: Manoel Coelho, Antonio Abrão
Equipe: Carolina Henares, Andressa Kreush, Andréia Ferrari, Erick Ribeiro
Construção: Ferreira Filho
Consultoria Certificação Leed: Petinelli
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal