Cervejaria Capitosa

15/10/2021 | Notícia | Galeria da Arquitetura

Espaços despojados

Criar espaços amplos que integram os visitantes e priorizam a diversão foi uma das premissas do projeto arquitetônico da Cervejaria Capitosa, assinado pelo escritório PORO Arquitetura. A fábrica de cerveja artesanal está localizada em Lagoa Redonda, em Fortaleza (CE), e produz 50 mil litros da bebida no mês.

O grande desafio para a equipe de arquitetos foi materializar os pilares da marca – obstinação, consistência e acolhimento – em uma área com 1.090 m². A localização foi estratégica para o desenvolvimento da fábrica, por ser bem provida de ventilação e iluminação naturais e contar com a presença do verde ao redor.

Pilares da marca

Para priorizar o bem-estar dos clientes, foi proposto um edifício funcional, flexível e convidativo, que está dividido em três grandes blocos interligados entre si – blocos social, central e de serviços.

Os visitantes são recepcionados no bloco social. Além disso, no pavimento estão localizados a administração, a cozinha e o tap room (um espaço com torneiras para a degustação das cervejas produzidas no mesmo local). O ambiente é acolhedor e convidativo e traz elementos típicos de uma casa, ao mesmo tempo em que mantém conexão visual com a área de produção.

O bloco de serviços é funcional e corresponde aos componentes de apoio e infraestrutura da produção de cerveja, bem como chegada de insumos e saída de produtos.

O bloco central é o responsável por abrigar os equipamentos para a produção da cerveja que é brassada, fermentada e envasada. Pela dimensão do espaço, é possível, futuramente, aumentar o setor de produção.

A área social marca a entrada à cervejaria e está conectada com uma grande praça frontal criada para a realização de eventos de médio porte. Um espaço mais intimista na lateral se apresenta como uma releitura dos tradicionais Biergärten alemães. Sombreada e ventilada, a área possui mobiliários soltos e uma arquibancada lúdica em concreto que se integra à área kids.

O uso dos sheds – elementos que garantem a troca de ar através da exaustão e a entrada de luz natural – faz uma referência estética às edificações fabris tradicionais. Essa forma clássica contrasta com o uso de materiais contemporâneos como a telha metálica vermelha que reveste toda a edificação e os brises em alumínio que protegem os painéis de vidro da incidência solar direta.

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal