Casa Torto: um bom exemplo de inteligência e eficiência

24/11/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 60

Você acaba de entrar em uma casa projetada para fugir do óbvio. Pré-fabricada, com 265 m², seu sistema estrutural é em aço – é um case de sucesso, aliando estrutura inteligente e método construtivo eficiente.

“A opção pelo sistema em aço foi fundamental para a racionalização do processo de construção”, avalia Thiago Brugnolo, do escritório Taguá Arquitetura, que assina o projeto da ‘Casa Torto’, em Itu, no interior de São Paulo.

Thiago diz que a construção em aço abre um leque de novas possibilidades formais e espaciais para o projeto. “Assim foi possível ter uma estrutura mais precisa, conseguir maiores balanços com perfis mais esbeltos em relação à estrutura de concreto armado”, analisa.

O arquiteto também destaca a rapidez construtiva do sistema. “Após a execução das fundações e dos muros de arrimo, a estrutura da residência foi executada em apenas três dias. E, em cerca de uma semana, a obra já estava coberta, utilizando telhas termoacústicas com duplas chapas de aço pré-pintado”.

Segundo Thiago, a construção em aço também ajudou a resolver a principal dificuldade do projeto. O terreno foi um ponto desafiador. “Com um aclive de seis metros foi necessário fazer corte e aterro para locar a casa na cota média do lote; ou seja, o pavimento principal da residência está a três metros acima do nível da rua. E o sistema em aço nos possibilitou executar a obra com agilidade, já que com perfis leves foi possível montar toda essa estrutura em poucos dias”.

A casa conta com dois níveis: o térreo, onde se desenvolve a garagem, bar e espaço de convivência a céu aberto; e o pavimento superior, onde a residência de fato acontece. Como automobilismo e automóveis são hobbies do proprietário, a temática permeia todo o décor, com predomínio de paleta sóbria. A planta foi desenvolvida com formato em U, para permitir a entrada de luz e ventilação em todos os ambientes. 

É importante destacar que a opção pelo sistema construtivo em aço foi fundamental para a eficiência e racionalização do processo construtivo. “A escolha nos permitiu executar uma obra com menos desperdício, reduzindo o tempo de construção, garantindo a obtenção de uma obra limpa e a escolha de poder trabalhar com as vedações em drywall. Assim, houve ainda a redução do uso de água e o casamento perfeito da tecnologia com os tijolos solo-cimento, criando um projeto único e sustentável”.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: União Técnica
Projeto Estrutura de Aço: WE Engenharia Estrutural
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Taguá Arquitetura/Thiago Brugnolo e Mariana Rotta
Execução da Obra: Taguá Arquitetura
Área Construída: 265 m²
Volume de Aço Empregado: 11 toneladas
Conclusão da Obra: 2020
Local: Itu, SP

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal