Casa Torto / Taguá Arquitetura

16/07/2021 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Torto é um projeto contemporâneo, de obra pré-fabricada e sustentável, onde quisemos mostrar uma arquitetura brutalista, com materiais naturais e aparentes, sem abrir mão da sofisticação e conforto. Basicamente temos os seguintes materiais: aço, vidro, madeira, concreto no piso, tijolo ecológico aparente, drywall e marcenaria. Um obra limpa em termos de obra e de materiais, sem uso de revestimentos ou adereços supérfluos.

Partiu do cliente o desejo de uma casa construída em estrutura metálica com a utilização de elementos pré-fabricados, pela necessidade de uma obra rápida e sem desperdícios de materiais, com espaços integrados e design contemporâneo. O terreno com área de 360 m² e um aclive de mais de 5 metros de altura norteou o desenvolvimento do projeto em dois níveis: o térreo, onde se desenvolve a garagem e um espaço café, que ficam na cota da rua, e o pavimento superior, acomodado na cota média do terreno, onde a residência de fato acontece, toda térrea, onde ficam: área gourmet, cozinha, sala, área de serviço e lavanderia, lavabo e os dormitórios.

O projeto foi concebido com vigas e pilares em estrutura metálica aparentes. A cobertura não possui laje, pensamos em algo bem leve apenas com em telhas termoacústicas e forro acartonado,. Os fechamentos externos fsão basicamente grandes panos de vidro e tijolo ecológico.

O tijolo ecológico é um tipo modular de alvenaria produzido com argila, cimento e agregados e secado ao sol, sem a necessidade de queima e emissão de dióxido de carbono na atmosfera, por isso é chamado ecológico. Não necessita de argamassa de assentamento, podendo ser substituída por uma cola especialmente feita para este sistema. A grande vantagem, além de não ser necessário se utilizar chapisco, emboço e reboco, pois o material tem como grande virtude ser utilizado aparente, é  a agilidade e as vantagens térmicas e acústicas que o materialoferece.

As divisórias internas foram todas executadas em drywall e marcenaria, permitindo assim agilidade na execução da obra e consequentemente evitando desperdícios, além de deixar o ambiente interno bem mais personalizado e menos óbvio. A planta foi desenvolvida com formato em U, para permitir a entrada de luz e ventilação em todos os ambientes sociais.

O acesso à residência se dá por meio de um hall externo descoberto com uma escada em concreto circundando uma árvore protegida lateralmente pela estrutura metálica em balanço fechada com brises em madeira cumaru para proteção solar e visual da área de lazer, que se localiza logo no acesso do pavimento superior. A fachada da casa está posicionado na face sudoeste, e por isso recebeu os brises em madeira que funcionam como proteção solar e visual, dando privacidade, já que a área gourmet está localizada na frente da casa.

No pavimento superior a piscina é coração da casa, entre a área gourmet e o espaço integrado onde temos living e cozinha, integrando todos os espaços sociais da casa e funcionando como um núcleo das atividades da família. Temos um corredor envidraçado onde locamos as áreas de serviço da casa – lavanderia, despensa e lavabo, todos com portas camufladas em painel de madeira ripada. Este corredor liga a parte da frente da residência, onde fica a área gourmet á parte dos fundos da casa. A ala íntima está localizada nos fundos do lote, proporcionando maior privacidade aos moradores, estão a súite do casal e os quartos dos filhos.

Ficha Técnica:

Arquitetos: Taguá Arquitetura
Área: 265 m²
Ano: 2018
Fotografias: Leonardo Giantomasi
Fabricantes: Alumi, Ceramic Portinari, Guerdau, Roca, Samsung, Sanders, Theodoro Marcenaria, Trimble Navigation
Arquitetos Responsáveis: Mariana Rotta, Thiago Brugnolo
Engenharia: WE Engenharia Estrutural
Paisagismo: Taguá Arquitetura
Cidade: Itu
País: Brasil

Leia a matéria na íntegra. 

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal