Casa Ribas / Estúdio MRGB

08/10/2021 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Distante cerca de 20km do centro do Plano Piloto de Brasília, o projeto da Casa Ribas debruça-se em um lote de dimensões não muito generosas e apropria-se dele de modo a equilibrar da melhor maneira possível o binômio privacidade e convívio social.

Quatro empenas em concreto armado dispostas no sentido longitudinal e distantes em quinze metros ancoram, entre seus limites, dois pavilhões metálicos paralelos divididos por um pátio. A organização inicial deste partido estrutura a casa de modo a dispor, sobre a superfícies destas peças suspensas, espaços íntimos e, sob sua sombra, espaços coletivos. 

O pátio, elementro central na organização geral da casa, é disposto aqui de forma a trazer luz e vegetação panoramicamente aos espaços de convívio e de promover uma interlocução silente entre os dormitórios que pairam sobre o térreo.

As empenas, para além de sua função estática na ancoragem dos vigamentos metálicos dos pavilhões, também possuem um caráter infraestrutural - ora abrigam serviços no pavimento térreo, ora circulações no pavimento superior.

Pode-se dizer que o conjunto gerado pelas ações e interações de projeto resultam, portanto, em uma casa onde a reconfiguração de uma paisagem outrora inexistente seja suficientemente forte ao ponto de estabelecer diálogos, sejam estes mais silenciosos ou mais francos.

Ficha Técnica:

Arquitetos: Estúdio MRGB
Área: 750 m²
Ano: 2018
Fotografias: Joana França
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Arte ofício, Chance, Deca, Evviva Bertolini, Hill House, Marmoraria Alvorada, Porinari, Raspatac, TG Technical Group, Vidromex
Arquitetos Responsáveis: Bruno Ribas, Igor Campos, Hermes Romão, Rodolfo Marques
Equipe de Projeto: Ana Orefice, Flávia Groba
Engenharia: Stumm Engenharia
Paisagismo: Ana Paula Roseo
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Veja na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal