Casa L&M / Uffizi Arquitetura

28/01/2021 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, Brasil, a Casa L&M materializa uma busca constante nos projetos desenvolvidos pelo escritório, que é criar espaços pensados para as necessidades e desejos de seus moradores, integrados às características locais como as vistas naturais e possibilidades do terreno. Assim, mesmo inserido em um terreno com limites muito restritos, cria-se relações entre os espaços internos e externos, construindo uma espacialidade fluida e integrada.

Para a materialidade da casa, optou-se pela estrutura metálica, que traz diversos benefícios como a agilidade e precisão no canteiro de obra, mas principalmente por gerar um menor impacto ambiental, quando comparado principalmente a estrutura em concreto armado. A estrutura fica exposta, porém sua frieza é minimizada com a utilização de materiais como a pedra ferro, como revestimento em paredes, e a madeira aplicada como forro, tornando possível assim uma arquitetura acolhedora em seus espaços internos e externos. Ainda no intuito de criar espaços fluidos e utilizando as características da estrutura metálica, grandes vãos são vedados inteiramente por esquadrias que completam a composição dos ambientes. 

O conjunto dos vãos criados pela estrutura metálica e as esquadrias, possibilitam planos transparentes entre os ambientes internos e externos, assim, cria-se uma sensação interna de amplitude espacial, quando o verde dos jardins torna-se parte da composição interna dos ambientes. As grandes esquadrias também possibilitam que no aspecto de conforto ambiental a casa possua uma boa ventilação cruzada. Por fim, a implantação é pensada em conjunto com a criação de beirais e maciços verdes no paisagismo, para que a incidência solar não seja um problema nos planos de vidro. 

Na área íntima, no pavimento superior, três suítes são criadas e todas possuem grandes aberturas voltadas para as áreas externas. Assim como no pavimento térreo, as suítes ganham amplitude espacial, além da possibilidade de todos esses ambientes possuírem acesso a varandas íntimas. Por fim, um grande terraço pode ser usufruído pela família, tornando-se possível aproveitar a vista privilegiada da área verde que existe próxima à casa. 

Ficha Técnica

Arquitetos: Uffizi Arquitetura
Área: 298 m²
Ano: 2020
Fotografias: Renato Nishimura
Fabricantes: Portobello, AutoDesk, BigBox, Lumion, Trimble
Arquitetos Responsáveis: Maurício Salvi, Ana Paula Marquesini Soares.
Equipe De Projeto: Jéssica Batista, Mayra Mendes.
Engenharia: Guerreiro Engenharia
Paisagismo: Helena Overmeer
Colaboradores: Olerino Silva Construções, União Técnica Estruturas Metálicas.
Cidade: Jaguariúna
País: Brasil

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal