Casa Itu / Studio dLux

28/07/2022 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Você já imaginou uma casa que foi construída para atender aos bons momentos da vida? Um café da manhã de um dia frio e ensolarado, um almoço em um dia de verão, uma noite de bons drinks olhando as estrelas.

A Itu House começou a ser pensada quando um terreno na cidade que leva o nome da casa foi encontrado. Em um espaço com poucas casas ainda construídas, o terreno se aproveitava de um grande declive que permitia uma visão bem completa do horizonte.

Depois de algum tempo, o terreno começou a virar projeto e o projeto começou a virar execução. Pensada como uma casa de veraneio, a Itu House pode juntar pessoas para aproveitar bons momentos. Assim, a premissa era uma construção rápida e ao mesmo tempo econômica em termos de acabamentos. Além disso, um dos principais pontos da casa era a permeabilidade da vista incrível e a melhor forma de ventilá-la, já que a cidade de Itu costuma ser bastante quente e seca.

Tudo começa pelo térreo da casa, que te convida a entrar por um hall externo com um grande ipê em sua chegada. Dentro do térreo há um grande vão livre que contempla sala de estar, de jantar e a cozinha, formando uma sequência pensada para o convívio do dia-a-dia. Fluidez do térreo ajuda nos dois importante fatores da construção da casa: em seu fundo um grande conjunto de portas de vidro permite sempre aproveitar a vista do horizonte; e da mesma forma quando abertas, complementa a ventilação cruzada que passa por toda casa, graças a parede de elementos vazados da fachada.

O ambiente do térreo é envolvido por uma grande sacada onde sua lateral dá acesso a descida do terreno pelo jardim, chegando ao andar inferior. Este é composto de uma área de churrasqueira que atende a área externa do jardim e piscina. Além disso, um grande vão abaixo do térreo foi aproveitado como área técnica da casa: as caixas d’água que captam água da chuva e as convencionais estão organizadas neste ambiente.

No andar superior os quartos e os banheiros se dividem em uma con?guração que também privilegia suas vistas. Todos os ambientes da casa prezam pela simplicidade nos acabamentos e mobiliários para facilitar o dia-a-dia de uma casa que nem sempre está com convidados.

A casa foi pensada numa dinâmica diferente do convencional, primeiro foi pensado nos tantos momentos que poderiam ser vividos e depois disso da melhor forma de traduzi-los em arquitetura e interiores para seus convidados.

 

Ficha Técnica:

Arquitetos: Studio dLux
Área: 250 m²
Ano: 2022
Fotografias: Hugo Chinaglia
Fabricantes: Mono Design, Tokstok, Westwing
Arquitetos Responsáveis: Denis Fujii
Equipe de Projeto: Beatriz Guedes, Daniel Ogata, Carol Passos
Projeto Luminotécnico: STUDIO DLUX
Projeto de Interiores: STUDIO DLUX
Paisagismo: Flora Hortus
Marcenaria: Cortare
Cidade: Itu
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal