Casa Itatiba / 24 7 Arquitetura

20/04/2022 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Destacada no alto de uma colina, a Casa Itatiba foi pensada de tal forma a utilizar o máximo da topografia existente, mantendo a edificação em uma cota elevada do terreno de forma a contemplar a vista do entorno. A implantação da casa acontece de forma oblíqua em relação à rua, fazendo ela ficar enviesada no lote. Além de garantir as vistas mais bonitas para grande parte dos cômodos, conseguimos que o projeto garantisse um maior distanciamento em relação ao futuro vizinho da vista mais importante, além de buscar que as aberturas de grande parte dos cômodos da casa estivessem orientadas para a face Norte-Sul, otimizando a insolação no inverno ao mesmo tempo que pudessem estar mais protegidas do sol mais a pino no verão.

De forma a vencer o aclive de mais de 7 metros para o fundo do terreno e a diferença de 4 metros de uma lateral a outra desde a testada do lote, opta-se pela criação de uma rampa na lateral mais baixa de forma a transferir para o carro o esforço da subida, até chegar na garagem que fica na parte de trás da casa.

O acesso social acontece de forma natural através de um caminho de lascas de pedra em meio ao jardim do recuo frontal. Uma escadaria de tijolos e pisante de grama se encarrega de vencer o desnível entre a piscina e a área da varanda e churrasqueira, ponto de chegada das visitas. No nível "térreo" encontra-se o programa social e de serviços, somados à garagem, escritório e a suíte principal, todos cercados por áreas de grama e jardim. No andar superior, 3 suítes compactas completam o programa de necessidades.

É possível andar pela cobertura do pavimento térreo que ocupa maior área em relação ao 1º pavimento, de onde se pode observar a geografia do condomínio e suas montanhas e vales. A casa possui duas leituras bem definidas: Uma com destaque para o volume da piscina saliente em relação ao perfil natural do terreno e para o volume retangular da varanda, demarcado pela estrutura metálica vermelha e brises articulados de chapa perfurada. Outra lateral, destacada pela configuração de "caixinhas" de tijolo desconectadas e em diferentes planos com janelas destacadas por abas de chapas de aço que criam uma espécie de pára-sol para a radiação mais alta do sol no verão.

A racionalidade do sistema construtivo está presente no uso da estrutura metálica e na modulação do tijolo ecológico feito através de resíduos de materiais de construção, usado de forma aparente como vedação da casa. Lajes painéis de concreto pré-fabricados usadas sem forro interno e os pisos internos e externos de pedra São Tomé, conferem a coerência construtiva desejada para o projeto, além de diminuírem os custos de construção. O projeto possui ampla iluminação e ventilação natural, proporcionando um nível de conforto adequado e redução do consumo energético. Os brises, revestidos na cor vermelha, igualmente com a estrutura metálica e os caixilhos, conferem um contraste interessante com a cor mais opaca do tijolo.

Ficha Técnica:

Arquitetos: 24 7 Arquitetura
Área: 285 m²
Ano: 2021
Fotografias: Adriano Pacelli
Fabricantes:  Armani, AutoDesk, Led Luz, Lovato, MAV do Brasil, Maximmus Marmoraria, Nacional Telha, Pedras Capricórnio, Power Soll, Tristão Serraleria, União Técnica
Arquiteto Líder: Giuliano Pelaio, Gustavo Tenca
Co Autores: Nicolas Meireles, Christian D'Abruzzo
Paisagismo: Letícia Fortuna
Engenheiro Estrutural: AM Arquitetura de Estruturas
Elétrica e Hidráulica: Solar Engenharia
Administração de Obra: Coletivo Obras
Projeto de Fundação: Kátia Letícia da Silva
Cidade: Itatiba
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal