Casa FM / Dayala e Rafael arquitetos associados

07/07/2022 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio residencial horizontal , com características de valorização a sustentabilidade e a preservação ambiental, na cidade de Goiânia - Goiás, a Casa FM se destaca na paisagem por sua implantação na parte superior de um terreno com 5125 m2 , 37m de declividade e mata nativa de cerrado com inúmeras árvores de grande porte.

O Terreno, de meio de quadra, possui frente para duas ruas. O acesso principal , social, se dá pela avenida Floresta , situada junto a parte inferior do terreno, através de um longa pista que serpenteia o terreno até o platô central, na cota média. O acesso de serviços, abastecimentos e veículos acontece pela rua Sombreiros, junto a parte alta do terreno , através de uma plataforma em aço. A acessibilidade dos principais níveis é obtida por elevador e rampas. O programa é composto por cinco principais níveis . O mais alto composto por garagem e depósitos logo abaixo o andar com ambientes íntimos, sendo o pavimento intermediário, o pavimento social, integrador ao pavimento lazer principal e demais pavimentos.

A premissa do projeto se baseia na intensa integração entre o ambiente construído e o seu contexto natural através da eliminação de barreiras visuais, grandes áreas envidraçadas, integração entre os ambientes e utilização de materiais naturais como pedras e madeira. Para obter o menor impacto possível na vegetação existente e na diminuição de aterros e contenções , optou-se pela utilização de estrutura em aço, ancorada em um bloco central em concreto e grandes planos de laje em balanço apoiados por enormes capiteis metálicos. A utilização da estrutura em aço possibilitou peças estruturais mais delgadas e com mais leveza visual.

Ficha Técnica:

Arquitetos: Dayala e Rafael arquitetos associados
Área: 1161 m²
Ano: 2021
Fotografias: Leandro Moura Estudio Onzeonze
Fabricantes: Hunter Douglas, ALDEIA ACABAMENTOS, CRJ ESQUADRIAS EM ALUMÍNIO, Deca, ENCOESMA, Florense, Gruta Mármores e Granitos, Interpam, Oficina de metais, Revestic, Via Condotti
Arquiteto Líder: Fábio Angelo Rafael
Estrutura de Concreto: Mabe engenharia
Estrutura de Aço: Projesul soluções em estrutura metálica
Projeto Elétrico: Automatize
Projeto Hidrossanitário: Sandro Aurélio
Paisagismo: Juda Zamecki Andrade
Construção: Rafael Mundim Pena
Cidade: Goiânia
País: Brasil

 

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal