Casa em Vila Nova Conceição / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura

04/02/2021 | Notícia | ArchDaily

Essa residência foi pensada para um casal e o desafio foi atender ao programa versus o tamanho do terreno de 173m².Com linhas retas, essa casa foi projetada em estrutura metálica e foram usados recursos como jardim interno e iluminação zenital para lavar de luz natural os três pavimentos.

Sua volumetria é resultado direto do aproveitamento máximo das especificações do novo Plano Diretor de São Paulo para essa região. Até 6m de altura, que inclui o térreo e o primeiro pavimento, a construção é encostada nas divisas laterais. Já o segundo pavimento, que vai de 6 a 9m de altura, é recuada 2m de cada lado.

Com a laje aparente e piso de concreto usinado, o andar térreo concentra a área de lazer da casa, incluindo uma sala de ioga, vestiário e área técnica. As bancadas internas são de ardósia cinza, enquanto a externa é de concreto.  O pequeno jardim ganhou amplitude graças à mistura de materiais como deck e pedras São Tomé, entremeadas de grama. Os muros externos têm acabamento em massa grossa desempenada.

Na escada de concreto e madeira de demolição, um fechamento lateral de madeira e vidro traz luz e isola o acesso aos outros andares, que se dá através de uma porta pivotante de Cumaru.

No primeiro pavimento, um único espaço concentra jantar e estar. Em uma extremidade da sala, a estante de gesso abriga os equipamentos de TV e som e, na outra, um bar de marcenaria. A cozinha se integra através de grandes portas de correr.   O lavabo com bancada de madeira de demolição e pia de pedra Pagliotto tem iluminação zenital sobre ripado de cumaru. 

A luz que vem do recorte da laje sobre a escada e as portas sem o batente superior dão sensação de amplitude à pequena circulação do segundo pavimento. Para melhor aproveitamento de espaço, a estante de madeira e ferro faz as vezes de guarda-corpo. Nesse mesmo piso, as duas suítes se abrem para terraços. Em um dos recuos laterais, junto aos quartos, mas com entrada isolada foi alocada a área de serviço, tornado mais prático o dia a dia dos moradores.

Na laje da cobertura ficam as placas solares e fotovoltaicas junto com as caixas d’agua em inox.

Ficha Técnica:

Arquitetos: Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura
Área: 173 m²
Ano: 2015
Fotografias: Tuca Reinés
Fabricantes: Caixilhos A&E, Concresteel, Deca, Ligthworks, Marcenaria Navarro, Pedras Pagliotto, Pisos Braston, Vitorello
Construção: Sayeg & Tranchesi Engenharia
Paisagismo: Mariana Soares Paisagismo
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal