Casa CE / Jobim Carlevaro Arquitetos

20/04/2022 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa CE localizada no condomínio São Thiago no Balneário de Cacupé em Florianópolis, foi implantada na parte mais elevada do terreno possibilitando visuais para o mar e também para a vegetação abundante de morros da região.

O projeto se organiza em três níveis com áreas técnicas no subsolo, living no pavimento térreo e dormitórios no nível superior. No nível térreo foram localizadas as áreas de estar, jantar, cozinha, garagem, serviços, uma pequena academia e sala de tv integrada à sala principal por painel deslizante em madeira.

A varanda inferior possui uma churrasqueira oculta por painel deslizante, com acesso para a piscina que foi posicionada em patamar independente junta ao jardim. A mesma foi executada em concreto armado com detalhes de revestimento em basalto, pedra hijau e deck em madeira natural cumaru.

No nível superior estão localizados os quatro dormitórios, rouparia e escritório que podem também ser acessados por elevador além da escada metálica com solução de degraus em madeira. As varandas superiores permitem a proteção solar adequada e abertura para as vistas da região. A suíte principal possui visuais para ambas fachadas por meio de uma abertura para o pé direito duplo da área de living.

A solução estrutural combina pilares metálicos pretos aparentes modulados a cada 4,80 metros e laje em concreto armado. No pavimento superior tirantes metálicos distribuídos a cada 2,40 metros organizam a pauta modular da fachada e a sustentação dos guarda corpos executados também em aço e fechamento de vidro.

Os brises de madeira ajudam a conformar a materialidade da obra juntamente com os muros em pedra, piso em basalto, estruturas em aço e concreto armado bem como as esquadrias com caixilhos em alumínio pintados na cor RAL 7024 com vidros incolores de 10mm.

Ficha Técnica:

Arquitetos: Jobim Carlevaro Arquitetos
Área: 639 m²
Ano: 2021
Fotografias: Leonardo Finotti
Fabricantes: Docol, Portobello, Altero Metais, Deca, Doka, Franke, Globo Portas, Haiko, Lohn Esquadrias, Pedras Kátia, Portinari
Arquiteto Líder: Marcos Jobim e Silvana Carlevaro
Clientes: Emerson L. Marques
Engenharia: Stabile Assessoria Consultoria e Projetos de Estruturas
Paisagismo: JA8 Arquitetura da Paisagem
Consultores: Allume Iluminação
Colaboradores: Paola Carlevaro, Eduardo Piovesan e Marcela Karam
Cidade: Florianópolis
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal