Aprecie a leveza do minimalismo

29/09/2022 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Pode entrar. Agora, vamos lhe mostrar a importância do sistema em aço para a construção desta incrível casa minimalista, localizada na cidade de Itatiba, no interior de São Paulo. Fique à vontade. Repare que um dos pontos fortes da residência é possuir iluminação e ventilação natural, proporcionando ótimo nível de conforto, além da redução inteligente do consumo energético.

Com 285 metros quadrados, o acesso acontece através de um caminho de lascas de pedra em um jardim de recuo frontal. Uma escadaria ajuda a superar o desnível entre a piscina e o espaço da varanda com churrasqueira. No pavimento térreo, estão os programas social e de serviços, garagem, escritório e a suíte principal. Ainda existem mais três suítes no andar superior.   

É possível andar pela cobertura do térreo, que ocupa maior área em relação ao primeiro andar, de onde observa-se a beleza do condomínio, com suas montanhas e vales. Volumetricamente, a casa tem duas leituras bem definidas, como explica Giuliano Pelaio, do escritório 24 7 Arquitetura, responsável pelo projeto. 

“Uma com destaque para o volume da piscina saliente em relação ao perfil natural do terreno e para o volume retangular da varanda, demarcado pela estrutura metálica vermelha e brises articulados de chapa perfurada”, analisa o arquiteto. “Outra lateral, destacada pela configuração de “caixinhas” de tijolo desconectadas e em diferentes planos com janelas destacadas por abas de chapas de aço”.

A estrutura da casa é em perfis laminados com utilização de vigas mistas. Conectores de cisalhamento unem as vigas com as lajes, formando as vigas mistas, reduzindo significativamente o custo das peças, ainda de acordo com Giuliano Pelaio. “As vigas mistas foram obtidas mesmo com a utilização de lajes treliçadas, mais leves e também econômicas”. Chapas perfuradas foram usadas para confecção dos brises metálicos pivotantes, que auxiliam na proteção solar.

Giuliano Pelaio explica que a racionalidade do sistema construtivo está presente no uso da estrutura em aço e na modulação do tijolo ecológico, feito através de resíduos de materiais de construção, usado de forma aparente como na vedação da casa. 

Sobre os benefícios e vantagens que a construção em aço oferece, o arquiteto destaca a regularidade nos prumos e nos níveis, além do tempo reduzido para a montagem da estrutura principal da casa. De acordo com Giuliano, ganha-se até cinco meses com o uso correto do sistema metálico.

Para o arquiteto, é possível criar espaços e residências inovadoras com a utilização do aço. “O sistema possibilita projetos com balanços maiores, perfis mais esbeltos, vãos livres mais generosos e menor quantidade de pilares, ingredientes poderosos para conseguirmos uma arquitetura mais arrojada”, afirma. 

Giuliano Pelaio também elogiou a resistência estrutural do aço, sua durabilidade e, sobretudo, o fato do material ser 100% reciclável. “Por permitir a desmontagem e reutilização, o sistema construtivo em aço contribui para um menor impacto ambiental, já que não terá como destino os aterros, mas sim a possibilidade de se transformar e dar vida a novos projetos e produtos”.

Ficha técnica

Casa em Itatiba
 
Empresa Fornecedora da Estrutura em: União Técnica Empresa Responsável pelo 
Projeto da Estrutura em Aço: AM Arquitetura de Estruturas
Projeto Arquitetônico/Arquitetos Responsáveis: 24 7 Arquitetura/ Giuliano Pelaio/Gustavo Tenca
Execução da Obra: Coletivo Obras
Área Construída: 285 m²
Volume de Aço Empregado: 9,24 toneladas
Conclusão da Obra: 2021
Local: Itatiba, SP

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal