A essência desta casa é a natureza

10/09/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 59

Pare, respire e imagine uma residência ‘plantada’ na natureza. Ela existe, fica em Brumadinho, Minas Gerais, em uma área de reserva natural, com muito verde, rios e cachoeiras, e chama-se Casa de Aço. O sistema construtivo de aço foi essencial, principalmente para dar protagonismo total ao meio ambiente.

“Escolhemos a construção em aço, pois queríamos uma obra leve, com programa enxuto e que valorizasse as árvores, as plantas e o céu estrelado”, explica Ângela Roldão, arquiteta responsável pelo projeto. Nesta obra, foram utilizadas 18 toneladas de aço.

Ela conta que a casa chegou praticamente pronta e foi encaixada no local. Foi quase uma construção seca. “Ganhamos tempo, limpeza na obra e o custo programado definido”, diz Ângela. “A parte metálica foi produzida em 25 dias e toda a estrutura, com a ajuda de um munck, foi montada em apenas 4 dias”. A obra levou praticamente 10 meses, mesmo com os desafios da pandemia.

A arquiteta citou também os impactos da construção no meio ambiente. “Ao nosso ver, por ser um material 100% reutilizável, a utilização da estrutura em aço nos projetos é uma vantagem quando comparada, por exemplo, ao uso do concreto armado”, analisa.

“Outro ponto que nos agrada no uso do aço é a agilidade e a baixa quantidade de resíduos que é gerada em obra”. É importante destacar que a geração de energia elétrica da Casa de Aço é sustentável, feita através de placas fotovoltaicas.

A planta, minimalista, sem espaços perdidos, dá uma impressão de uma construção muito maior do que realmente é. A casa é suspensa e seus cantos não têm limites. “Nas quinas não há pilares e o vidro encontra com o próprio vidro; sutilezas da engenharia engendradas por nosso time afinado, que conhece a fundo o ofício, e que permitiu também grandes vãos em balanço”, afirma a diretora do escritório Ângela Roldão Arquitetura.

A residência, que lembra uma casa na árvore, é composta por dois módulos de 6x12m (sendo 12m, o Comprimento padrão do perfil de aço), um módulo de 3x12m, mais a varanda, de maneira a não se desperdiçar material, segundo a arquiteta. “A Casa de Aço é uma construção simples”, avalia Ângela. “Estrutura metálica, esquadrias de alumínio, vidros, fechamentos em concreto aparente, piso de tecnocimento e porcelanato nos banheiros definem o espaço e captam a paisagem ao redor, no seu esplendor”.

A maior satisfação da equipe da Ângela Roldão, de acordo com a arquiteta, foi ter realizado o sonho do cliente. “Ele ama jardinagem, gosta de tocar bateria e adotou uma vida minimalista”, explica. “Conseguimos inserir a Casa de Aço em um cenário perfeito, sem precisar competir com a natureza”.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: Califer Aço
Projeto Estrutura de Aço: Engenheiro Ildony Bellei
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Ângela Roldão Arquitetura/Ângela Roldão
Execução da Obra: WK Construções
Área Construída: 192m²
Volume de Aço Empregado: 18 toneladas
Conclusão da Obra: 2021
Local: Brumadinho, MG

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal