É possível tocar nas nuvens

12/01/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Com inspiração no minimalismo do design nórdico, o Chalé SBS está posicionado no alto da montanha, pertinho da Pedra do Baú, o mais belo cartão postal da Serra da Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí, divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O empreendimento de 48 m² funciona como hospedaria, oferecendo muito ar puro, exclusividade e incrível contemplação da natureza, tanto do interior quanto do exterior do chalé.

Elaborada como dois volumes de dimensões iguais, há uma varanda que se prolonga na direção do declive, que une os módulos e forma um mirante, com vista panorâmica de tirar o fôlego. Um dos volumes abriga sala e cozinha, além de lavanderia, que é acessada por um deck localizado no fundo da construção. O outro volume conta com um dormitório e um banheiro com duas portas, para acesso tanto pelo dormitório, quanto pela varanda.

“O sistema construtivo em aço foi escolhido por vários motivos, como rapidez de execução, simplificação das etapas de fundação, terraplanagem e arrimos, além da possibilidade de um design mais moderno, que traz o contraste com a natureza e a experiência rural”, afirma Silvia Acar, responsável pelo ousado projeto.

“Além da durabilidade, a construção em aço nos permitiu fazer uma estrutura mais esbelta e mais leve, facilitando a chegada do material em uma região de difícil acesso, com estradas íngremes e não pavimentadas“.

A arquiteta conta que houve pouca intervenção no terreno, graças a opção pela estrutura metálica. “Isso fez com que o chalé pouse sobre a vegetação, criando assim o contraste mais evidente entre o natural e o construído”, avalia Silvia Acar. “Além disso, o aço garantiu leveza para a construção, possibilitando aberturas maiores com foco nas características naturais da belíssima região”.

A construção em aço ofereceu boa agilidade para a execução do projeto e, de acordo com a titular do escritório Silvia Acar Arquitetura, foi possível ganhar entre quatro e seis semanas no prazo. “Com as paredes em steel frame, também diminuímos a mão de obra necessária para assentamento de alvenarias, reboco, massa corrida, pintura, deixando a construção mais leve e racional”.

Com exceção das fundações e pilaretes de concreto, que afloram do solo, toda a estrutura foi feita em aço: vigas principais, vigas secundárias (no caso da estruturação do deck), pilares e vigas de cobertura. Além disso, as vedações foram feitas com chapas em sistema light steel framing, onde os montantes que estruturam as paredes são de perfis leves de aço.

O piso do chalé foi inicialmente concebido para ser executado com placas de painel wall, mas no decorrer da obra foi adotada como solução uma laje de concreto moldada in loco, apoiada em vigas de aço com perfil “I”. A cobertura foi estruturada com perfis de aço tipo “U” enrijecido, apoiadas em vigas inclinadas, que dão o caimento da cobertura.

Sobre os perfis de aço, que suportam os dois módulos, foram apoiadas telhas metálicas termoacústicas, com miolo de EPS. Para as paredes, Silvia Acar adotou um sistema com perfis galvanizados, onde foram parafusadas placas cimentícias nas faces externas, e, ao invés de placas de gesso acartonado na face interna, foram utilizadas chapas de compensado de Paricá, parafusadas diretamente sobre o montante de aço.

O espaço vazio entre as chapas de compensado e as placas cimentícias foi utilizado para a passagem de instalações e preenchido com lã de rocha para isolamento térmico e acústico.

“Os materiais foram selecionados considerando diversos fatores, como facilidade de transporte, limite orçamentário, necessidade de praticidade e velocidade na construção, propriedades termoacústicas, cores, texturas, harmonia entre eles e com o entorno”, diz Silvia Acar. “De um modo geral, o objetivo foi o de criar um abrigo aconchegante, confortável, e que desse protagonismo à incrível vista da região da Serra da Mantiqueira”.

FICHA TÉCNICA

CHALÉ SBS

Empresa Fornecedora da Estrutura em Aço: Aço-Fer
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Magalhães Engenharia
Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Silvia Acar Arquitetura e Gil Barbieri Arquitetura
Execução da Obra: Magalhães Engenharia
Área Construída: 48 m²
Volume de Aço Empregado: 3,6 toneladas
Conclusão da Obra: 2022
Local: São Bento do Sapucaí, SP

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal