Atenção

Fechar

Arquitetura & Aço nº 45 - Aeroportos

Projetados para serem verdadeiros marcos arquitetônicos e servirem de cartões-postais em algumas cidades do mundo, os projetos de aeroportos cada vez mais têm adotado soluções em aço, não apenas em função dos exíguos prazos de execução que precisam ser atendidos, mas, principalmente, pelas vantagens que o aço oferece, como a flexibilidade para integrar-se aos mais distintos materiais, facilitando reformas e ampliações; ou, ainda, seus atributos de leveza, racionalidade construtiva, sustentabilidade e estética, entre outros.

No Brasil, as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) iniciadas antes da Copa do Mundo de 2014 pelo Governo, bem como as concessões do Plano de Investimento em Logística, abriram uma oportunidade para a adoção de melhorias nos complexos aeroportuários nacionais e o aço, naturalmente, participa com destaque nesses projetos. Nos aeroportos de Recife (PE), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Natal (RN) e Curitiba (PR), todos apresentados nesta edição da revista Arquitetura & Aço, o aço está presente, contribuindo com soluções interessantes para viabilizar estruturas, fechamentos e outros elementos, sempre aliando os aspectos técnicos, criativos e econômicos dos empreendimentos.

Também trazemos o projeto para ampliação do aeroporto de Belo Horizonte (MG), cuja obra deve ficar pronta até o fim deste ano, empregando 4,8 mil toneladas de aço em sua estrutura. Em entrevista, o engenheiro e diretor de infraestrutura da BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, Adriano Gonçalves de Pinho, comenta o avanço no uso do aço em obras desta tipologia no Brasil e no exterior. 

Entre os projetos internacionais, destacamos as monumentais estruturas do belíssimo Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bancoc, na Tailândia. E, ainda, em uma seção especial, elaborada com a valorosa colaboração do arquiteto Marcelo Consiglio Barbosa, do Bacco Arquitetos Associados, apresentamos seis casos de aeroportos nos quais se destacam a criatividade e qualidade técnica dos projetos, sempre contando com a contribuição fundamental do aço para sua execução.

Arquitetura & Aço nº 45 - Aeroportos

Matéria Fotógrafo
Aço: soluções criativas e eficazes para aeroportos Fábio Cortez/novo
Preparado para o futuro Paulo Trigueiro
Preparado para o futuro Infraero/Divulgação
Terminal Internacional Helicamera Imagens Aéreas
Flexibilidade para Crescer Rápido CPC Estruturas
Aço: Solução Eficaz para Aeroportos Leo Drumond/ BH Airport/ Divulgação
Capacidade Dobrada BH Airport/Divulgação
Estética e funcionalidade Divulgação
Árvores de Aço Viracopos EMTEC
Diferencial em Aço Infraero/Divulgação
Diferencial em Aço Consórcio IQS/PJJ
Navegar é Preciso Rainer Viertlböck
Navegar é Preciso Carl D'Silva
Prontos para Decolar Divulgação

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.