Atenção

Fechar

CBCA

Nos arredores da Zona Portuária, proposta para um Centro Comercial

04/04/2019 | Notícia | Projeto Design - Edição 447

Com contêineres e volumes suspensos, projeto ambiciona transformar uma quadra em centro comercial de apelo contemporâneo

Localizado em São João, Porto Alegre, RS, o projeto encomendado pelo pela Efenge Engenharia para ser a primeira incorporação da empresa visa a requalificação do quarteirão inteiro e a criação de um novo ponto de interesse para a cidade, atraindo um público maior e diversificando os usos da região. A fim de atender a solicitação, a equipe do escritório Arquitetura Nacional buscou entender em profundidade a história do bairro e de seus vizinhos - São Geraldo e Navegantes - e, com base nessas informações, desenvolveu o estudo preliminar para o centro comercial.

De origem predominantemente residencial, a região se desenvolveu e transformou com o advento de atividades de apoio à zona portuária da cidade, recebendo indústrias, pavilhões e comércio. Mais recentemente, no entanto, um novo cenário e outras atividades vêm despontando no local, suscitando um interesse crescente por oportunidades até inéditas e pelo retorno às origens do bairro - com habitações e, principalmente, atrações para os moradores. Valendo-se do fato de que a vocação do bairro lentamente está mudando, o projeto nasceu com o mote de ajudar a impulsionar essa tendência - na arquitetura e no uso da região.

Desta forma, levou-se em consideração a possibilidade de consolidação de novas atividades com a definição de um amplo e direcionado zoneamento funcional: gastronomia, instituciuonal, serviços, comércio e cultura. O programa de necessidades seria atendido por meio da inserção no conjunto comercial de um restaurante princial, seguido de foodtrucks, cafés e um mercado de produtos orgânicos - quanto à gastronomia. A porção institucional estaria coberta com a inserção de um grande endereço de coworking. Lojas cooperativas, brechós, antiquários, floricultura, barbearia, salão de beleza, estúdio de tatuagem e livraria comporiam o setor de comércio e serviços. Por último, uma galeria e uma escola de artes completariam a proposta.

Esta composição surgiu a partir de uma sugestão da equipe de arquitetos alinhada à solicitação do cliente, que desejava algo com características "joviais" para gerar movimento e novos usos para a região. O programa surgiu de um brainstorm com a equipe, compilando as sugestões.

A área da intervenção abrange a união de quatro terrenos, mantidas as casas pré-existentes (decisão embasada na intenção de reduzir custos com a obra, reaproveitar materiais - e porque tais edificações, apesar de não serem tombadas, guardam a história, a escala e as cores do bairro). O projeto pretende tomar partido dessas construções, integrar os terrenos estabelecendo dois eixos principais e criar espaços abertos, além de conectar duas ruas pelo miolo da quadra. Assim, se estabeleceria um novo fuxo de pedestres, estimulando o uso e a passagem dos usuários.

Outro aspecto importante: conforme solicitado pelo cliente, o projeto, apesar da considerável área de intervenção, deveria apresentar um caráter efêmero e reutilizar ao máximo os componentes encontrados local. A resposta veio com a sugestão de empregar contêineres - comuns no transporte marítimo - usados, do tipo High Cube, com pé-direito alto e 20 ou 40 pés de comprimento. Aliados a estruturas leves e independentes, dispostas em meio às construções existentes, eles adicionariam delicados volumes suspensos que, além de abrigar parte do programa, criariam ainda grandes espaços cobertos e abertos que funcionam ora como praça, ora como espaço multiúso.

Ficha Técnica

Efenge Quarteirão Norte
Local: Porto Alegre, RS
Ano do projeto: 2018
Data estimada para a conclusão da obra: 2019
Área: 2181 m²

Projeto de Arquitetura: Arquitetura Nacional - Eduardo Maurmann, Elen Balvedi Maurmann, Paula Otto, Lucas Valli e equipe Arquitetura Nacional

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.