Atenção

Fechar

CBCA

Intervenção sob Medida

02/01/2019 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 52
Intervenção sob Medida

Para vencer um vão de 57 m sem alterar a estrutura já existente, o aço foi especificado nas colunas de apoio e nas vigas principais e secundárias do projeto

Projetada pela dupla de arquitetos Gustavo Correia Utrabo e Pedro Lass Duschenes, a cobertura do vão central do Mercado Público de Florianópolis (SC) tem o aço como protagonista. Presente nas colunas de apoio, na viga principal e nas vigas secundárias, o sistema foi decisivo para superar o desafio de vencer um grande vão de 57 m com a menor seção possível, o que conferiu agilidade e leveza à obra.

Para que fosse executada com o mercado funcionando a pleno vapor, a nova cobertura deveria ser instalada rápida e eficientemente. Nesse sentido, o uso do aço colaborou para minimizar o efeito da intervenção. Segundo Duschenes, a escolha de outro sistema até poderia trazer ganhos de altura, mas eliminaria a leveza necessária ao novo elemento construtivo, que deveria ser inserido sem interferir na edificação já existente, tombada pelo Patrimônio Cultural Municipal.

A proposta de criação da nova estrutura com interferência mínima nas antigas instalações garantiu aos sócios do escritório Aleph Zero, criado em 2012, o prêmio do concurso nacional promovido pelo Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf), em 2013, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil de Santa Catarina (IAB-SC) para reconfigurar o vão central do Mercado Público de Florianópolis. 

Impacto mínimo

Intervenção sob Medida

Além de manter a integridade dos edifícios, os autores tiveram a preocupação de criar uma estrutura que causasse o menor impacto possível nas fundações já existentes. A nova cobertura retrátil se apoia em apenas duas colunas de aço, dispostas de modo alinhado com as colunas existentes, que já orientavam a circulação de acesso ao vão central, hoje ocupado por restaurantes.

A solução evitou que as novas fundações interferissem perigosamente no embasamento dos edifícios. “Foi uma solução muito apropriada, pois durante a execução encontramos uma cisterna enterrada nas proximidades de um dos apoios propostos”, relembra Duschenes.

Sobre as duas grandes colunas de apoio, distantes 22,8 m entre si, apoia-se a grande viga longitudinal de 57 m, que sustenta as vigas transversais em formato V.

Outro destaque do projeto da dupla Utrabo e Duschenes é o uso de um sistema de membranas opacas brancas de poliéster retráteis no lugar das telhas tradicionais. Além de garantir graus diversos de luminosidade e conforto térmico, o elemento pode ser retraído a partir de um sistema automatizado, permitindo a visualização desobstruída do céu quando desejado.

Desafios estruturais

De acordo com Jeferson Luiz Andrade, diretor técnico da Andrade Rezende, a tipologia da estrutura deveria atender não apenas à forma plástica escolhida pelos arquitetos, como também aos esforços solicitantes. “Como se trata de uma estrutura do tipo asa, os esforços de vento eram muito significativos e não poderiam produzir deformações excessivas e incompatíveis com o sistema de membrana retrátil utilizada”, observa Andrade.

A viga central de perfil caixão, lembra o diretor, foi o elemento fundamental para controlar a deformação dos balanços laterais. Ao todo, a estrutura consumiu 72 toneladas de aço patinável ASTM A588, resistente à corrosão atmosférica e com alta resistência mecânica. O sistema aplicado sobre a estrutura é composto por uma caixilharia leve de alumínio, membranas retráteis e mecanismo motorizado de abertura. (G.C.)

Intervenção sob Medida

Sobre a obra

Projeto arquitetônico: Aleph Zero Arquitetura
Área construída: 1.015 m²
Aço empregado: ASTM A588 (ABNT NBR 7007 AR 350COR)
Volume de aço: 72 t
Projeto estrutural: Andrade Rezende Engenharia de Projetos
Execução da obra: Esphera Sul
Local: Florianópolis, SC
Conclusão da obra: 2016

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.