Atenção

Fechar

CBCA

Fachadas em chapas delgadas estruturadas em Light Steel Framing

10/04/2019 | Notícia

Artigo da Arquiteta Sílvia Scalzo Cardoso - Membro da Comissão Executiva do CBCA

Prédio Três Andares Imprensa Internacional Olimpíadas Rio 2016

A execução da fachada de um edifício, seja ele comercial, residencial ou industrial, é uma fase crítica da obra, por ser um subsistema que associa as funções de fechamento, acabamento e por incorporar sistemas prediais, além de apresentar alto custo em relação aos outros subsistemas do edifício.

Entre as opções para a vedação vertical externa apresenta-se a tecnologia construtiva de fachadas em chapas delgadas com estrutura em Light Steel Framing. Tecnologia considerada sem função estrutural, ela é formada por acoplamento a seco de componentes de densidade superficial leve (como as chapas cimentícias, de gesso acartonado, as membranas de estanqueidade e os isolantes minerais) estruturados em perfis leves de aço galvanizado formados a frio, chamados de Light Steel Framing - LSF.

As fachadas em chapas delgadas em LSF são compostas ainda por elementos de vedo, revestimentos e esquadrias. Suas funções são atuar como elemento de separação entre os ambientes externo e interno e manter os ambientes internos em condições de habitabilidade (conforto termo acústico e lumínico, estanqueidade e segurança dos usuários em relação ao comportamento estrutural, frente à ação do fogo e às condições de uso e operação). A vedação vertical possui ainda funções que respondem a diferentes requisitos de desempenho e adota-se a separação dos componentes por camadas funcionais, como: camada de estruturação (perfis), camada externa (chapas e acabamentos), camada impermeável (membrana de estanqueidade), camada de isolamento (isolantes térmicos e acústicos) e a camada interna (Drywall).

EXEMPLOS NO BRASIL

O País possui um número significativo de empreendimentos que adotaram a tecnologia, entre eles hotéis e edifícios habitacionais. A maior parte conta com a adoção de lajes planas, maciças ou protendidas e lajes steel deck. Esses sistemas estruturais facilitam a utilização do sistema de fachada leve em razão da ausência de vigas de borda, permitindo maior produtividade.

Ocorre também a utilização de algumas inovações arquitetônicas, como a utilização de esquadrias piso teto, piso box e shafts de sistemas prediais.

Em relação aos equipamentos são utilizados em plataformas cremalheiras, andaimes fachadeiros e balancins elétricos.

BENEFÍCIOS

A tecnologia construtiva de fachadas leves em LSF pode colaborar na redução do impacto ambiental que a construção civil exerce sobre o meio ambiente, seja pela menor geração de resíduos em obra, como pela redução do volume de insumos transportados ao canteiro de obras. Destaca-se ainda a redução dos incômodos à vizinhança proveniente de ruídos, a redução da emissão de material particulado e a redução da quantidade de materiais empregados na obra.

Essa tecnologia possui produtividade superior à tecnologia tradicional, uma vez que ela pode contribuir para a maior produtividade da mão de obra nos canteiros, reduzindo o prazo de conclusão da obra, com qualidade e desempenho. Pode ainda ser intensificada no caso da pré-fabricação dos elementos, produzidos em condições mais favoráveis à industrialização - ambiente controlado - que permitiriam uma montagem mais rápida e com alta qualidade técnica.

O setor da construção civil busca soluções que possam oferecer maior potencial de ganhos, como os de produtividade, e as tecnologias construtivas com montagem e acoplamento a seco de componentes são ideais nesse sentido, e podem trazer benefícios quando comparadas às tecnologias tradicionais a úmido.

SAIBA MAIS

CARDOSO, Silvia Scalzo - Tecnologia construtiva de fachada em chapas delgadas estruturadas em light steel framing. São Paulo, 2016. Dissertação de mestrado apresentada no Programa Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil - ConstruInova - POLIUSP. 258 p.

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.