Atenção

Fechar

CBCA

Cerimônia de premiação do 11º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura reúne cerca de 70 pessoas na Mackenzie, em SP

26/09/2018 | Notícia | CBCA

Os estudantes João Pedro, Kelly Comparsi, Camilla Duarte e Felipe Maia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, foram os grandes nomes da cerimônia de premiação do 11ª Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). O grupo, orientado pelo professor Renato Carrieri, recebeu o cheque simbólico no valor de oito mil reais das mãos da diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie, a professora AngélicaBenatti Alvim. A equipe representará ainda o Brasil na disputa com outros países da América Latina no 11º Concurso Alacero de Diseñoen Acero para Estudiantes de Arquictetura 2018, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), que acontecerá durante a 59ª edição do Congresso Latino-Americano do Aço, na Colômbia, entre os dias 03 e 05 de novembro de 2018.

O arquiteto e urbanista Vinícius Andrade, sócio fundador do premiado escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, foi convidado pelo CBCA para a palestra de abertura do evento por conta da importância do seu trabalho para a construção em aço no Brasil. Vinícius destacou na sua apresentação importantes cases de seu escritório e uma pesquisa específica feita sobre sistemas construtivos.

Com 333 equipes de 180 universidades inscritas, a edição deste ano teve representantes em 24 estados brasileiros. Dos trabalhos recebidos houve uma avaliação entre os 60 projetos que foram entregues, dentre os quais 40 foram selecionados para a avaliação final. O projeto vencedor destacou-se pela boa inserção urbana e escolha do local de implantação, boa resolução do programa, bom uso e detalhamento da estrutura de aço e correta utilização da topografia existente. “Pavilhão com Estufa para Parque Botânico” foi o tema da competição.

Os segundo e terceiro lugares ficaram com os alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, respectivamente. Foram atribuídas, ainda, duas menções honrosas aos alunos da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras (PB) e também aos alunos de outra equipe da Mackenzie. Todas as equipes foram convidadas e homenageadas pelo CBCA durante o evento.

A Comissão Julgadora foi composta por profissionais da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), além de colaboradores do próprio CBCA.

A equipe do CBCA trabalhará para que o edital do 12º Concurso, a ser realizado em 2019, saia em tempo hábil para que possa ser utilizado como disciplina de projeto em sala de aula e parabeniza todas as universidades participantes pelo incentivo à pesquisa e ao debate dentro da universidade.

Mais informações sobre o Concurso estão publicadas em http://www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/index.php.
 

Confira as equipes ganhadoras e as menções honrosas:

1º colocado – Código do Projeto – 1314

Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP

Professor Orientador: Renato Carrieri

Alunos: João Pedro Sommacal De Mello, Kelly da Rocha Comparsi, Camilla Duarte Gubeissi e Felipe FachiniMaia
 

2º colocado – Código do Projeto – 1310

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – São Paulo/SP

Professor Orientador: Fabio Mariz

Alunos: Lucca Maia, Vitor Martins, Matheus Soares e AmericoFajardo


3º colocado – Código do Projeto – 1060

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR

Professor Orientador: Leonardo Tossiaki Oba

Professor Co-Orientador: MarlosHardt

Alunos: IsabeleOrmenezeJanoski, Beatriz Agostini Teixeira e Janaina Nichele


Menção Honrosa – Código do Projeto – 1252

Faculdade Santa Maria – Cajazeiras/PB

Professor Orientador: Emmanuel Brito Von Szilagyi

Professor Co-Orientador: André Ferreira Costa

Alunos: Alanda da Silva Sousa, Rodolfo Araújo Cavalcanti de Lira e Isael Saraiva dos Santos


Menção Honrosa – Código do Projeto – 1289

Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP

Professor Orientador: Antônio Aparecido Fabiano Júnior

Professor Co-Orientador: Renato Carrieri Júnior

Alunos: Verônica Moralli de Andrade, Gizelle Pereira Ramalho e Érika HarumiSato
 


 

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.