Atenção

Fechar

CBCA

Arquitetura e interiores em sinergia

04/07/2018 | Notícia | Revista Projeto - Edição 442 – Março/Abril

Obter o melhor aproveitamento de área para a futura locação do edifício comercial foi a premissa desse projeto desenvolvido pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados (RMAA). O subsolo é também destinado à recepção, liberando os andares térreo e superior para as salas e, no que diz respeito à estrutura, obteve-se total vão livre interno com o apoio das vigas nas laterais do terreno. Embora idealizada para o convívio de empresas, ainda durante o término da obra a edificação foi alugada integralmente por uma agência de comunicação digital, que teve projeto de interiores desenvolvido pelo Superlimão Studio

Reinach Mendonça Arquitetos Associados e SuperLimão Studio: Edifício Girassol e Agência Ampfy, São Paulo

Texto de Camila Gonzalez e Evelise Grunow



Assim que obteve a aprovação para construir no terreno de 10 x 50 metros na rua Girassol, Vila Madalena, bairro da zona oeste da capital paulista, o proprietário solicitou aos sócios Henrique Reinach e Maurício Mendonça uma edificação comercial.

A construção teria similaridades com aquela que os arquitetos projetaram em 2001, na rua Santonina, para sediar o RMAA, e que foi vencedora do Prêmio AsBEA 2003 na categoria edifícios de serviços (PROJETO, edição 286, dezembro 2003). Situado em trecho de forte inclinação, o novo projeto teve como premissa inicial fazer com que a estrutura vencesse a largura do edifício sem pilares, de modo a permitir flexibilidade de layouts. Com dimensões idênticas, cada pavimento conta com dois setores de permanência (na frente e fundos) e, entre eles, uma circulação vertical e um pátio vazio. Nesse espaço de ligação foi usada uma cobertura translúcida (vidro e pergolado de madeira), por onde a luz natural incidente é distribuída até chegar ao térreo.

O restante da cobertura é composto por telhas metálicas do tipo sanduíche que possibilitam conforto termoacústico e liberam o último pavimento da presença de forro, aumentando o pé-direito.

“Esse andar tem telhado inclinado. Não tem forro plano como os demais, o que oferece uma característica industrial”, comenta Henrique Reinach. Ainda segundo o arquiteto, projetar tanto estacionamento quanto entrada de pedestres no subsolo foi outra decisão que visou o melhor aproveitamento dos conjuntos.

Uma marquise metálica no térreo protege o usuário que se dirige a um “cubo de vidro” do pavimento inferior, por onde o elevador e a escada podem ser acessados. Desprovido de vistas laterais, o edifício executado em concreto armado tem sua relação com o exterior ampliada por terraços delimitados por portas camarão de painéis metálicos perfurados, nas fachadas frontal e posterior, que controlam a incidência solar nos interiores ao mesmo tempo em que valorizam a transparência do projeto. No mesmo sentido, os recuos frontal (de 15 metros) e posterior funcionam como prolongamento da construção no espaço externo, sendo o primeiro ocupado por jardim e o segundo delimitado por um painel de azulejos com 10 metros de altura, que parte do subsolo, executado pelo Atelier Leopardi Esperante.

Interiores 

O ponto de partida do projeto de interiores, concebido pelo SuperLimão Studio, foi concentrar nos dois pavimentos superiores as áreas operacionais e diretivas da agência e, em contraponto, fazer do térreo um espaço de convívio. Nele, estão localizadas as salas de reuniões e, na parte frontal do pavimento, o espaço informal de trabalho e estar que se interliga com o jardim e pátio, amparado por mobiliário multifuncional idealizado pela equipe, junto à lateral direita da edificação. Já a recepção, no subsolo, foi transformada em uma espécie de túnel monocromático, em tom de intenso amarelo.

“Tiramos partido de alguns elementos da arquitetura”, assinala o arquiteto Thiago Rodrigues, referindo-se como exemplo à chapa perfurada das fachadas que foram replicadas em divisórias entre ambientes. Também é perceptível a sinergia entre os projetos dos dois escritórios na apropriação dos espaços: a zona central teve seu caráter coletivo mantido pelo SuperLimão, que nela inseriu armários individuais e bancadas que servem tanto de núcleo de impressão quanto de copa, amparando, com conforto e despojamento, o convívio informal dos funcionários; e o uso do jardim frontal como prolongamento do térreo foi ainda otimizado.

Em suma, a linguagem industrial da arquitetura do RMAA foi valorizada pela experiência do SuperLimão em fazer de cada projeto um espaço único. Seja por meio do design do objeto, da integração dos sistemas (como acústica e iluminação) à estrutura do edifício ou da visualidade dos materiais.

Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Henrique Reinach e Maurício Mendonça formaram-se em 1980 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e desde 1987 são sócios no escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, no qual desenvolvem projetos residenciais, comerciais e corporativos. Receberam o título de Escritório do Ano de 2003 na premiação Asbea, o primeiro lugar na Bienal de Arquitetura de Brasília em 2006, e, em 2012, o primeiro lugar nas categorias Office Architecture e Multiple Residence Architecture dos International Property Awards de Londres, entre outros.

SuperLimão Studio

Fundado em 2002, o SuperLimão Studio faz arquitetura, peças exclusivas para design de interiores e linhas de mobiliário. Desenvolve projetos para restaurantes, casas noturnas, lojas, escritórios e residências, contando com sua formação multidisciplinar: Lula Gouveia (engenharia civil e arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU/Mackenzie), 2001 e 2007), Thiago Rodrigues (arquitetura, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), 2001) e Antônio Carlos Figueira de Mello (turismo, Faculdade Cásper Líbero, 2006).

Ficha Técnica

Edifício Girassol / Agência Ampfy
Local: São Paulo (SP)
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 500 m²
Área construída: 993,53 m²
Arquitetura: Reinach Mendonça Arquitetos Associados; Henrique Reinach e Maurício Mendonça (autores); Manuel Tojal e Rodrigo Nakajima (arquitetos coordenadores); Guilherme Nakata, Raquel Jordão, Victor Gonçalves, Tony Chen, Mayara Ready, Tadeu Ferreira, Tais Vieira, Douglas Morilhão, Paula Leal e Camila Osele (colaboradores)
Interiores: SuperLimão Studio + Ampfy - Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia e Thiago Rodrigues (sócios SuperLimão); Ana Galante, Beatriz Marcolin, Carolina Gurgel, Inaiá Botura e Letícia Domingues (equipe)
Luminotécnica: Foco Luz & Desenho
Estrutura concreto: Benedictis Engenharia
Estrutura metálica: BE Metais
Elétrica e hidráulica: Zamaro Pessoa
Logitec: Projetos
Construção: DeLucc
Fotos: Tony Chen e Maíra Acayaba
Fornecedores: Atlas Schindler (elevador); Atelier Leopardi Esperante (painel de azulejos); Be Metais (painel metálico); CenterMad (piso de madeira); Tarkett (piso vinílico); Aubicon (piso de borracha) e Beaulieu (carpete).


Saiba mais em: https://bit.ly/2KCsi35

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.

Saiba mais sobre
a construção em aço
no Brasil.

Receba nosso conteúdo semanalmente

Arquitetura
Engenharia
Outros