Atenção

Fechar

CBCA

No mercado imobiliário, sacadas de boa arquitetura

28/06/2018 | Notícia | Revista Projeto - Edição 442 – Março/Abril

Edifício de escritórios foi construído em região onde prédios residenciais são maioria. O pavimento condominial e andares superiores são em estrutura metálica, enquanto os demais, em concreto. As salas com pés-direitos variáveis trouxeram movimento à fachada, e as sacadas permitiram o uso de esquadrias piso-tet

Hype Studio: Edifício comercial, Caxias do Sul, RS

De perfil predominantemente residencial, o bairro Exposição, próximo à região central de Caxias do Sul (RS), acolheu recentemente em uma de suas vias - a Plácido de Castro - um edifício que, de certa maneira, é ali um intruso. Projetado pelo Hype Studio, jovem escritório de Porto Alegre que vem se destacando no atual panorama da arquitetura gaúcha, o Vint Offices rompeu com o paradigma de uso exclusivamente residencial da região - e o fez com uma arquitetura de exceção, sobretudo por se tratar de um produto destinado ao mercado de edifícios comerciais.

O município localizado na região da Serra Gaúcha, a quase 130 quilômetros da capital, é onde está também sediada a Fisa Incorporadora, empresa responsável, entre outros empreendimentos, pelo Vint Offices. De acordo com a equipe do Hype Studio, a Fisa buscava pontuar a efeméride com a criação de um marco na arquitetura de Caxias do Sul. Pelo fato de a cidade estar em uma região de serra - onde, na maior parte do ano, as temperaturas são amenas - e o terreno possuir frente para o sul (sendo que seus outros três lados são cercados por edificações relativamente altas), a Fisa considerou que o local não era adequado para receber um prédio de apartamentos de alto padrão, embora a região seja altamente valorizada para esse tipo de produto.

Diante dessa avaliação, delegou ao Hype a tarefa de projetar um edifício comercial que rompesse com o paradigma de ocupação exclusivamente residencial. “Um edifício que instigasse o desejo de trabalhar no local e que tivesse personalidade”, relata a equipe responsável pelo projeto, observando também que o Plano Diretor de Caxias do Sul apresenta restrições com relação à área computável máxima para atividades não residenciais no Exposição.

“Teríamos, portanto, de criar artifícios para alcançar a volumetria pretendida, considerando a altura dos edifícios vizinhos e para ampliar e valorizar as áreas privativas da proposta”, explica a equipe no memorial. Os responsáveis pelo projeto propuseram, então, dotar a construção de sacadas, tanto pelo fato de elas não entrarem na soma como área computável, como por não estarem sujeitas aos limites estabelecidos pelo Plano Diretor. E as sacadas acabaram por ser um dos elementos definidores da personalidade do Vint Offices.

“Aproveitando o ambiente externo amigável, enxergamos nas sacadas uma forma de possibilitar a abertura das esquadrias do piso ao teto, criando sensação agradável de integração com o exterior, em contraponto às torres de vidro, que buscam o isolamento das avenidas barulhentas das grandes cidades”, justificam os arquitetos. A equipe também criou, nas salas de canto, grandes sacadas na parte posterior que podem ser utilizadas como espaço de confraternização - com a opção de churrasqueira -, ou ajustadas para receber, por exemplo, salas de reuniões. Igualmente com ideia de verticalizar a composição e criar ambientes diferenciados, o projeto do Hype propôs que uma série das salas contasse com pé-direito duplo - a alternância entre vãos de dimensões diferente dão singularidade à fachada.

Os arquitetos relatam terem se preocupado em proporcionar qualidade de vida aos ocupantes da edificação - foi essa a intenção ao propor que um pavimento tivesse uso condominial. “Criamos uma grande praça com ambientes de convívio, reuniões e exercícios no 13º andar. Com vista privilegiada e a inusitada presença de uma oliveira de 9 metros de altura, essa área cria exceção na fachada, fazendo a transição para os últimos pavimentos, construídos em estrutura metálica”, informam.

Na composição, a área condominial e os dois últimos pavimentos, constituídos por salas duplex, dão leveza e configuram o coroamento do edifício. “Basta um primeiro olhar para saber que o Vint é um empreendimento diferenciado. Ele se tornou a prova de que é possível fazer boa arquitetura para o mercado imobiliário”, registra o memorial elaborado pelo escritório autor do projeto.

Hype Studio

Fundado em 2006, o Hype Studio tem como sócios os arquitetos Fernando Balvedi (Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAU/UFRGS, 2006), Gabriel Garcia (FAU/UFRGS, 2006), Jean Grivot (FAU/UFRGS, 2007) e Maurício Santos (FAU/UFRGS, 2007). Entre os projetos desenvolvidos pelo ecritório está a remodelação do Beira-Rio, estádio de Porto Alegre que recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014.

Ficha Técnica

Vint Offices
Local: Caixas do Sul (RS)
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 1.107,57 m²
Área construída: 8.754m²
Arquitetura: Hype Studio - Maurício Santos, Luísa Konzen, Fernando Balvedi, Jean Grivot (autores); Luis Bonilla, Naiara Braghirolli, Paulo Cesar Gónzales, Gabriel Johansson, Luciana Stinieski Pires, Belisa Peres, Taís Bühler, Bianca Antunes, Leandro Cavalheiro, Davi Castro, ÂndrioVicari, Alexandre Höllermann, Marina Varante (equipe)
Estrutura: Raiz Engenheiros Associados
Elétrica e hidráulica: CM Engenharia
Proteção contra incêndio: Ruy Alberto Bueno
Ventilação mecânica e ar condicionado: Medeiros Engenharia de Climatização
Construção: Fisa
Fotos: Marcelo Donadussi
Fornecedores:

  • Bontempo, MondoArt's, Virago Móveis, Marelli, Pontual, Code, Rivatti, (mobiliário)
  • SPR Móveis e Divisórias (divisórias móveis)
  • Mineradora Tertulia (pisos)
  • Ateliê do Mármore (granitos)
  • Mercari (soleiras e rodapés)
  • ItaciUlian& Cia (esquadrias)
  • Thyssenkrupp (elevadores)
  • Imab (fechaduras)
  • Magnani e Cia, Eletronor (luminárias, interruptores e tomadas)
  • Deca (louças)
  • Docol (metais sanitários)
  • Pormade (portas de madeira)
  • Duratex (pisos vinílicos)
  • Shaft (portas corta-fogo)
  • Cecrisa (revestimentos cerâmicos)
  • Metalcalza(serralheria
  • Tecnoport (porta automática)
  • Metalúrgica Estrutural (estrutura e componentes metálicos)
  • Bamboo Brasil (deques de madeira)
  • Diviforro (brises e forros metálicos)

Saiba mais em www.arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/hype-studio-edificio-comercial-caxias-do-sul-rs.
 

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.