Residência A.B.V. / Andrade Morettin Arquitetos Associados

15/10/2021 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa para hóspedes situa-se em uma charmosa propriedade inserida em meio à Mata Atlântica, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A presença desta mata exuberante e belas visuais determinam a atmosfera do lugar.

Uma construção preexistente, executada em pedra e alvenaria, foi parcialmente demolida para acomodar um volume leve, em forma de pavilhão que se insere sobre os elementos de pedra remanescentes. Essa estratégia, além de revelar-se racional por tirar proveito de grande parte do esforço realizado ali anteriormente, manifesta o desejo de preservação do patrimônio natural e construído.

O novo pavilhão é concebido como um volume único que busca integrar as diversas atividades a acomodar. Sua circulação interna, periférica, permite que os ambientes se agrupem livremente em seu interior, ao mesmo tempo em que propicia o desfrute contínuo das vistas.

Sua cobertura é concebida como uma pérgula, elevada do volume, proporcionando sombra contínua, tanto sobre a nova construção, quanto sobre as áreas de estar ao ar livre. Este descolamento constitui a principal estratégia para o condicionamento climático do pavilhão, permitindo que a franca passagem da brisa entre os elementos construtivos proporcione o resfriamento e a remoção da excessiva umidade.

Construído a partir de um esqueleto metálico, o pavilhão foi concebido como uma estrutura leve incorporando componentes pré-fabricados, como o piso e forro de madeira, pérgola de madeira, cobertura de manta impermeabilizante, esquadrias de alumínio, fechamentos externos de vidro e telas mosquiteiro, fechamentos internos de painéis de madeira e estantes da biblioteca de aço.

Ficha Técnica:

Arquitetos: Andrade Morettin Arquitetos Associados
Área: 389 m²
Ano: 2018
Fotografias: Maíra Acayaba
Fabricantes: Tramontina, Brastemp, Deca, Mekal, Alwitra, AutoDesk, Dimlux, Foscarini, Lumini, O/M, Samsung, Tecnosystem, Trimble Navigation, reka iluminacao
Arquiteta Responsável: Adriane De Luca
Equipe De Projeto: Bruno Gondo, Carlos Eduardo Miller, Fernanda Mangini, Gabriel Sepe, Guido Otero, Raphael Souza
Estrutura: Eleve Construções Metálicas
Instalações: Zamaro Engenahria
Climatização: Greenwatt Consultores de Energia
Luminotécnica: Lux Projetos
Paisagismo: Isabel Duprat
Gerenciamento: Canal & Musse / Construtora São Bento
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal