Cultura de praia no Boulevard

14/01/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

O Floripa Airport, considerado o melhor aeroporto do Brasil, conta com um novo espaço: o Boulevard 14/32 – um belíssimo centro de entretenimento, lazer e compras em Florianópolis, com uma área de 11 mil m2. O acesso ao local é gratuito e aberto ao público em geral – passageiros e visitantes. É a primeira grande praça de eventos de aeroportos brasileiros e o nome faz referência às cabeceiras da pista principal 14 e 32.

A construção do Boulevard é horizontal, dividida em quatro áreas, e utiliza aço estrutural para o Curbside, para a área de circulação, lojas e para o Centro de Eventos.

“Sem dúvidas, a construção em aço foi fundamental para o resultado deste projeto”, analisa Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura e Paisagem, responsável pelo projeto. “Nos permitiu executar a obra em tempo recorde (180 dias). E também nos garantiu a leveza arquitetônica que desejávamos, assim como o ar de contemporaneidade. Não houve dúvida de que as estruturas em aço seriam a única alternativa para atender nossas premissas e necessidades”.

Segundo Juliana, o aço foi aplicado de diversas maneiras. “A estrutura das lojas foi feita convencionalmente com perfis comerciais, as fachadas são em steel frame e a grande cobertura central foi feita com uso de treliças metálicas, que nos permitiram ter vão maiores, com apenas quatro pilares de sustentação”, conta. “Este sistema construtivo nos permitiu ter uma obra muito mais limpa e muito mais rápida. Com certeza, isso é mais sustentável e econômico”. 

Na visão da arquiteta que assina o Boulevard 14/32, o aço é um material flexível, que se adapta a várias situações e permite maior criatividade nos projetos de arquitetura. “Desde obras bastante racionais e modulares, como edifícios comerciais, até formas inusitadas e únicas podem ser feitas em aço”, afirma. “Nossa experiência com as estruturas de aço foi sempre de sucesso. É uma escolha frequente em nossos projetos”.

O Boulevard 14/32 foi projetado a partir do conceito aeroporto-cidade, ampliando a função da estrutura aeroportuária para também ser um hub de serviços em Florianópolis. Além de comportar espaços que atendem os diversos programas propostos, como eventos esportivos, shows, exposições, entre outros, o lugar conta com uma ambientação bastante despojada e acolhedora.

“Acredito que um dos diferenciais do Boulevard é a grande cobertura da praça central”, afirma Juliana. “Optamos por cobrir com policarbonato e madeira ripada a grande estrutura em aço. A combinação cria uma ambientação luminosa, com belo movimento de sombras. Conhecendo o clima, tivemos certeza de que a entrada de luz natural e dos raios de sol seriam importantes para qualificar o espaço, pois aqui são raros os dias que realmente temos muito calor”. 

Para compor a atmosfera desejada - contemporaneidade e acolhimento – a arquiteta diz que a escolha certa foi aliar estruturas em aço, vidros com caixilhos embutidos e fachada ventilada com revestimento cerâmico. “Aplicamos a cor preta nas fachadas externas e preto com bege no ambiente central”, conta. “A escolha de cores, associada à geometria minimalista, formam um conjunto sóbrio e elegante, suavizado pela inclusão de árvores, canteiros com vegetação tropical, madeira nos forros e piso cimentício tom de areia”. 

Todos esses elementos, de acordo com Juliana, aproximam o edifício da identidade praiana da cidade. “Acredito que nossa maior inspiração é o próprio lifestyle de Florianópolis, despojado, ao mesmo tempo cosmopolita e conectado”. 

Assim, o Boulevard 14/32 é um lugar para estar e não apenas para passar. “No centro do edifício, temos poltronas confortáveis e inclinadas para descansar sob a copa das árvores, além de mesas para refeições e até mesmo balanços.

Juliana Castro ressaltou ainda a importância da construção em aço para a arquitetura brasileira. “Grandes obras sempre envolvem estruturas de aço. Quanto mais qualificado estão os times de projeto e execução de obras mais vemos o uso das soluções em aço. Na medida em que a arquitetura cotidiana se volta definitivamente para obras limpas e inteligentes, teremos o aço cada vez mais presente também em obras menores”, finaliza. 

Ficha técnica

Projeto Arquitetônico: JA8 Arquitetura e Paisagem
Área Construída: 11.000 m²
Aço Empregado: ASTM A572 Gr.50
Volume do Aço: 400 toneladas
Projeto Estrutura de Aço: Salver Estruturas Metálicas e Medabil
Execução da Obra: Racional Engenharia
Local: Florianópolis, SC
Conclusão da Obra: 2019

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal