14/04/2022 | Notícia | ArchDaily
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa ER é um projeto de ampliação do pavimento superior da edificação existente que anteriormente abrigava apenas uma suíte e um pequeno escritório. O programa baseou-se na criação de duas suítes extras, um pequeno depósito e na modificação do escritório. Foi realizada também a adequação da fachada respeitando a modulação original de 2,5m pré-existente projetada pela arquiteta Karin Engelhardt Rosa na década de 90.
As suítes foram posicionadas no setor Oeste, onde estão localizadas as melhores vistas para a paisagem circundante, e o escritório no setor leste. A escada existente permitiu criar uma planta com circulação central, organizando os espaços na modulação original da casa. A cobertura original em concreto, com platibanda de 80 cm, foi modificada para uma solução com perfil metálico de secção reduzida e fechamento em painel de alumínio composto, de forma a reduzir visualmente a proporção da mesma. A modulação de 2,5 metros que organiza a fachada foi marcada com perfis que servem para a fixação dos toldos verticais na fachada Oeste e os guarda corpos na fachada Leste. Foi utilizado sistema construtivo com pilares e treliças em aço com divisões em drywall, bem como piso e forro em madeira de pinus. Os toldos verticais retráteis na fachada Oeste permitem o controle solar e a privacidade, além de mudar a visualização da casa segundo disposição.
No pavimento inferior as aberturas de serviço foram ocultadas por brises de madeira verticais pintados em branco, enquanto a escada de acesso exterior em madeira foi redesenhada a partir de nova geometria, contando com iluminação e paisagismo. O toldo retrátil que cobre a varanda inferior também foi reformado e reposicionado segundo novo detalhe construtivo no encontro com a edificação. No interior, os novos banheiros das suítes ganharam claraboias que auxiliam na iluminação e ventilação, enquanto nos dormitórios, novos armários foram desenhados.
Na varanda Oeste, seguindo uma solicitação da família, o guarda corpo de madeira ripado segue o modelo existente desenhado pela arquiteta Karin para suíte principal. Para a fachada Leste foi criada uma nova varanda com guarda corpo em vidro.
Ficha Técnica:
Arquitetos: Jobim Carlevaro Arquitetos
Área: 145 m²
Ano: 2020
Fotografias: Leonardo Finotti
Fabricantes: Hunter Douglas, Deca, Eliane, Energiluz, Magia das Cores, Pierini, ProFatto
Arquitetos Responsáveis: Marcos Jobim e Silvana Carlevaro
Equipe De Projeto: Marcos Jobim e Silvana Carlevaro
Cálculo Estrutural: Engenharia Grande Sul
Engenharia: JF Engenharia e Projetos
Execução: CUBO engenharia
Paisagismo: JA8 Arquitetura da Paisagem
Consultores Nilson Silva Iluminação
Colaboradores: Nivaldo Pontel, Bruna Sardá e Luiz Pelegrini
Cidade: Florianópolis
País: Brasil
Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.
Ok