Casa em Percurso / Octaedro Arquitetura

01/12/2022 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um convite à contemplação da beleza que há no caminho. É o que propõe a Casa em Percurso, ambiente dos jovens arquitetos Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni, da Octaedro Arquitetura, na CASACOR/Santa Catarina 2022.

O espaço de 220m² é um refúgio de bem-estar. Abrigando um living espaçoso e fluido, com funções de cozinha, jantar e espaços de estar, além de uma área externa com lounge, fireplace e gourmet, a casa busca reconectar as pessoas aos seus lugares de contemplação e conversa, na sua forma mais genuína de compreender e vivenciar o espaço contemporâneo.

O projeto, que recuperou uma das áreas anexas da antiga Escola Silveira de Souza, no centro de Florianópolis, destaca-se pela continuidade visual e amplitude do espaço, de forma que o ambiente interno e o externo permaneçam em conversa constante por meio de elementos como o pergolado em madeira ebanizada, que se estende para ambos os espaços, e as portas pivotantes em madeira e vidro, que convidam à troca e ao percurso. O desenho minimalista e original das peças e elementos, carregados de uma atmosfera natural, peculiar e forte, preenchem o espaço no seu significado, de forma que tudo ali possa ser visto como único e fundamental: não há elementos sobrando, cada objeto pertence a um conjunto importante, visual e conceitual, em todo o ambiente.

A potência e vigor da natureza em desconstrução vibram na presença de peças criadas pelos arquitetos especialmente para o espaço e elementos que evidenciam a natureza em movimento, como a mesa com base em madeira de resíduo carbonizada e seu tampo flutuante que parece brotar do piso recortado, que ao longo de sua extensão toma forma e conduz o caminho do visitante; a escultura de parede/luminária Nuvem, desenvolvida em galhos de goiabeira e algodão natural, na sua impressão evidente e única da natureza na sua transitoriedade e força, e a cortina de talos de samambaia que, em transparência e leveza, revela os contrastes e texturas na extensão do espaço.

Na sua proposta de contemplação e, principalmente, convívio, a Casa em percurso instiga a reflexão acerca de um novo modo de morar, que deve e precisa estar voltado para si, na sua essência, e favorecendo as trocas e a proximidade entre as pessoas e em si mesmo, no seu íntimo.

Na área externa, a vegetação funciona como um eixo que direciona os olhares - junto ao gourmet, o paisagismo é o plano de fundo principal, favorecido pela transparência das estruturas funcionais da bancada externa. Já no outro extremo, o lago criado pelos arquitetos surge com naturalidade e delicadeza, tanto na sua variedade de espécies como na beleza de sua composição com o casarão, ao fundo.

Assim, a ambiência tropical viva do lago, do verde e do espaço de conversa ao ar livre transformam a casa e a reconectam com o entorno. A estrutura e o desenho sutil do balanço emolduram a pequena paisagem que se torna, de alguma forma, um oásis no coração da antiga escola.

Ficha Técnica

Arquitetos: Octaedro Arquitetura
Área: 220 m²
Ano: 2022
Fotografias: Cristiano Bauce
Fabricantes: Cosentino, 4 elementos, Arkos, Bell'Arte, Bella Calha, Bluhaus, Carol Cortinas, Cassol Centerlar, Coral, Deca, Elettromec, Evviva Florianópolis, Jota Jota Iluminação, MS Superfícies, Organne, Portobello, Residual Design, Roque Kremer, SC Lareiras
Projeto Arquitetônico E Interiores: Emanueli Schneiders, Leonardo Gazzoni
Projeto Paisagismo: EXP urbanismo - Thayssa Christensen e Carlos Corrêa
Projeto Iluminação: Allume iluminação - Marina Makowiecky e Betina Wildi Lins
Projeto Elétrico: Schreiber Engenharia - Jorginho Schreiber
Execução Paisagismo: Gramoterra - Márcio Colombo e João Pedro Vieira Pinto
Programa: Living espaçoso e fluido, com funções de cozinha, jantar e espaços de estar, além de uma área externa com lounge, fireplace, lago natural e espaço gourmet.
Cidade: Florianópolis
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal