Casa Bricks / Ateliê Monolito

26/05/2022 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma clareira no meio da mata ela nasceu, bem próxima ao Rio Areias. A casa Bricks foi projetada para ser a casa de campo dos clientes, um refúgio de fim de semana para lazer e relaxamento. A casa é terrea e possui dois volumes principais, um em “L” coberto com telha de concreto, representando a parte social da casa, formada por sala de estar, jantar, cozinha, quarto de hóspedes e banheiro social e outro em forma de “retângulo”, coberto por uma laje impermeabilizada, onde fica a parte íntima da casa com 4 quartos e área de serviço.

O acesso principal se dá através de uma pérgola metálica, que literalmente atravessa a parte social da casa de fora a fora, passando dentro da edificação. Acompanhando essa pérgola, um piso com uma paginação que foi inspirada na modulação da própria pérgola feito em tijolinho e cimento queimado e enfatiza a direção a ser seguida.

A parte social da casa conta com uma aconchegante piscina e um deck de madeira. As portas em metal e vidro se abrem e integram com o meio exterior. Foram pensados para compor à casa materias simples e brutos, como a madeira, metal, tijolinho parente e piso em concreto, o que contribuiu para um ar rústico e aconchegante.

Pelo fato da chácara situar-se em um local ermo, foi utilizado tijolinho aparente produzido pela mão de obra local. A casa é toda em estrutura metálica, o que facilitou o processo de execução. Estes 2 materiais contribuiram muito para uma obra com poucos resíduos. Todas as paredes da casa e cobogós foram executados em tijolinho aparente. O forro em madeira foi instalado acompanhando a inclinação da estrutura do telhado, enfatizando sua geometria. Os cobogós da residência dão discrição aos espaços e compõem um bonito jogo de texturas, luz e sombra.

Ficha Técnica:

Arquitetos: Ateliê Monolito
Área: 600 m²
Ano: 2020
Fotografias: Joana França
Fabricantes: Duratex, Hunter Douglas, Portobello, Adobe, Ateliê Monolito, Atlas Concorde, AutoDesk, Bela Metais, Brastemp, Celite, Corabras, Desmobilia, Ecofogo, Eletrolux, Fisher, Franke, Galpão SIA, Pinheiro Ferragens, Quartzolit, Sony, +2
Arquitetos Responsáveis: Renata Brazil
Equipe de Projeto: Renata Brazil, Lara Queiroz
Clientes: Luana Sampaio, Moises Sampaio
Engenharia: Pierre de Azevedo Roriz
Consultores: Wallace Gomes de Araújo
Colaboradores: Joyce Rocha, Luiza Ceruti, Paulo Rocha, Jessica Cristina Dias Gomes, Vitória Liss Piera Souza, Carlos Lázaro
Cidade: Alexânia
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal