Atenção

Fechar

CBCA

Veja a seleção do CBCA de prédios em aço no Brasil

A gente já dá spoiler: um prédio é mais exuberante que o outro

30/01/2019 | CBCA - Trinta de janeiro de dois mil e dezenove

Pensou que só no exterior fosse possível encontrar prédios construídos com sistemas construtivos industrializados? Pensou errado! O Brasil já possui diversos empreendimentos realizados com esses sistemas construtivos – como, por exemplo, com estruturas metálicas. No caso do aço, o material, além de permitir uma construção muito mais rápida e sustentável, pode baratear a obra em diversas etapas, como a fundação.

Veja, agora, nossa seleção de prédios feitos com estrutura em aço no Brasil.

Quer saber mais sobre construção industrializada? Acesse aqui

 

1) Concordia Corporate (MG)
Com 172 metros de altura, o empreendimento, que possui estrutura mista (aço e concreto) é um doso mais altos de Minas Gerais. Inaugurado em abril de 2018, o edifício chama a atenção pela sofisticação. Leia mais sobre a obra

 Edifício Concordia Corporate

 Edifício Concordia Corporate (MG), feito em estrutura mista: aço e concreto

Edifício Concordia Corporate (MG)

Empreendimento possui 172 metros de altura e é o mais altos de Minas Gerais

2) Instituto Moreira Salles (SP)
Inaugurado em 2017, o edifício sede do Instituto Moreira Salles se destaca pela transparência da fachada. O visual do entorno da Avenida Paulista, é claro, dá um charme a mais ao empreendimento. O edifício foi construído em estrutura metálica, que consumiu 400 toneladas de aço. Acesse aqui e veja como foi o processo de construção.

 

instituto moreira salles

Sede do Instituto Moreira Salles feita em estrutura metálica. Transparência dá ar moderno ao empreendimento

 

instituto moreira salles aço

Sede do Instituto Moreira Salles feita em estrutura metálica. Transparência dá ar moderno ao empreendimento

 

3) WTorre Complex (SP)
O WTorre Complex, localizado na Zona Sul de São Paulo, destaca-se pela exuberância e design moderno. A Torre E do edifício possui estrutura mista em aço e concreto, e levou menos de um ano para ser concluída. Veja detalhes da obra aqui
 

WTorre Complex

WTorre Complex (SP) possui torre com estrutura metálica e concreto

 

4) Pátio da Marítima
O edifício veio para modernizar ainda mais a região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro - que passou por um grande processo de revitalização. O Pátio da Marítima possui pilares inclinados de aço, possibilizando um designer bastante arrojado.
A estrutura, nada convencional, se caracteriza por diferenças entre os pavimentos sucessivos e pilares inclinados, que provocam excentricidades de até 21 metros em relação à base. Leia aqui mais detalhes do projeto.

Pátio da Marítima RJ

Pátio da Marítima (RJ) possui pilares e vigas em aço, além de laje steel deck

 

Homens trabalhando na estrutura metálica do empreendimento Pátio da Marítima

 

5) Centro Empresarial DNA do Aço (Porto Alegre)
O empreendimento é sede da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS) e foi projetado visando reduzir o consumo do sistema de climatização e promover o aproveitamento da iluminação natural. A estrutura do prédio é totalmente em aço. Saiba mais aqui.

Centro empresarial DNA aço

Centro Empresarial DNA do Aço (Porto Alegre). Fonte: AARS

 

6) Edifício da Casa do Comércio (Salvador)
Modernidade. Essa palavra define o edifício da Casa do Comércio. Com 58 metros de altura, o edifício em aço, vidro e concreto foi inaugurado em 1988 - representando um marco para a construção civil da época. O empreendimento é sede da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS) e foi projetado visando reduzir o consumo do sistema de climatização e promover o aproveitamento da iluminação natural. A estrutura do prédio é totalmente em aço. Saiba mais aqui.
 

Casa do Comércio

Designer arrojado do edifício da Casa do Comércio se destaca em Salvador

 

7) Edifício Nações Unidas (SP)
O Edifício Nações Unidas, localizado na Marginal Pinheiros, possui 64 mil metros quadrados de área construída. O edifício tem estrutura mista (aço e concreto) e, em 2010, conquistou a certificação Leadership In Energy and Environonmental Design (Leed), concedida a construções sustentáveis. Saiba mais sobre a construção aqui.

Edificio Nações Unidas SP

Edifício Nações Unidas possui estrutura mista (aço e concreto) e ganhou certificação Leed, concedida a construções sustentáveis

 

Leia também: Seleção #CBCA de pontes de estruturas metálicas no Brasil e no mundo. Acesse aqui.

Quer saber mais sobre empreendimentos feitos com aço no Brasil? Fique de olho no nosso blog.

Todos os Posts

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.