Atenção

Fechar

CBCA

10 dicas para recolocação profissional

Veja dicas simples do CBCA que podem fazer você se destacar no processo seletivo para uma vaga

09/01/2019 | CBCA - Nove de janeiro de dois mil e dezenove

 O ano de 2018 não foi fácil para a maioria dos brasileiros - principalmente para os que trabalham na construção civil. Com a taxa de desemprego passando da casa dos dois dígitos, o setor, diferentemente dos tempos áureos, retrocedeu.
Mas, como ano novo é o momento de renovação dos sonhos e objetivos, a gente vai te ajudar com dicas para você que está em busca de uma recolocação profissional! Então, pegue o caderninho e anote as dicas do CBCA.

Dicas para recolocação profissional:

- Ficar desempregado é sempre um momento complicado, mas, aproveite o tempo livre para analisar a sua vida profissional. Quais são os seus objetivos de longo prazo? Como pretende alcançá-los?


- Acreditar no seu potencial também é muito importante. É normal momentos de tristeza, de dúvida sobre o seu profissionalismo. Mas, foque na sua experiência, nos projetos que você já realizou, no seu diferencial.


- Aproveite o tempo livre para se atualizar. Para isso, vale participar de cursos, palestras, ler livros, artigos. Há muitos cursos - principalmente pela internet - com um preço acessível ou até mesmo gratuito. Veja aqui (https://bit.ly/1nbIJm4) 10 videoaulas gratuitas do CBCA sobre a construção em aço.


- Já pensou em aprender um novo idioma? Ele pode ser um diferencial para o seu currículo.
- Mantenha seu perfil no LinkedIn Atualizado (aproveite e segue a gente lá: https://bit.ly/2T8YgUX). Caso você ainda não tenha um perfil no LinkedIn, corre lá! A rede social voltada para relacionamentos profissionais possui mais de 590 milhões de usuários no mundo, sendo 35 milhões apenas no Brasil. Pode parecer estranho, mas muitas empresas passaram a contratar através do LinkedIn, e a tendência é que isso aumente.
Preencha todas as informações profissionais e não esqueça de deixar a opção "interesses de carreira" ativada. Assim, recrutadores de empresas vão saber que você está interessado em receber ofertas de emprego.


- Cadastre seu currículo em sites de vagas de emprego. Existem vários com esta finalidade.


- Sabe aquelas empresas que você sempre sonhou em trabalhar? Cadastre o seu currículo no site delas! Procure pela opção “Trabalhe conosco”.


- Participe de grupos de vagas de emprego nas redes sociais, como o Facebook. Eles são uma ótima forma de encontrar vagas e saber o que o mercado de trabalho está procurando.


- Foi chamado para uma entrevista? Se acalme! Pesquise sobre a empresa (isso demonstra interesse), vista-se adequadamente, transmita confiança e vontade de trabalhar. Ah, muito importante: não minta! Fale sempre a verdade. Os recrutadores preferem um profissional que não saiba tudo, mas que tenha vontade de crescer, do que um profissional expert que não está com vontade de fazer a diferença.
- Por último, não menos importante: não desista de enviar currículo! É muito comum que, com o passar do tempo, bata o desânimo. Mas, lembre-se: uma hora aquela vaga vai aparecer e, se você não se candidatar, vai perder a oportunidade.

Quer se atualizar no setor da construção em aço? Acesse o site do CBCA e tenha acesso à Revista Arquitetura & Açomanuais de construção em aço, banco de obras em aço, cursos do CBCA, eventos, palestras e muito mais!

 

Todos os Posts

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.