NOTÍCIAS » ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estaleiro Atlântico Sul é uma obra mista de Aço e concreto

17/05/2012 | Notícia | Revista Construção Metálica - Edição 105 / 2012


Um vão livre de 42 metros, com pé direito de 34 metros, foi vencido por vigas rolantes treliçadas

O novo Pólo Naval do Brasil, localizado em Suape, mais especificamente no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, é o maior estaleiro do hemisfério sul e o quinto maior do mundo na construção de navios petroleiros. Novos petroleiros, que no passado eram importados de estaleiros asiáticos, agora são produzidos pelo Estaleiro Atlântico Sul, sonho realizado há pouco mais de um ano pelos empreendedores das Construtoras Camargo Correa e Queiroz Galvão.

Do dimensionamento do cálculo estrutural à execução do detalhamento do projeto, tudo foi fornecido pela Projeart Estruturas Metálicas, e também a fabricação das estruturas metálicas, da cobertura e fechamento lateral, a fabricação de dezenas das vigas mistas rolantes, treliçadas, a montagem das estruturas metálicas, as telhas galvalume zipada de cobertura, as telhas galvalume trapezoidal para fechamento lateral.

As Vigas mistas rolantes treliçadas são de 30 metros de comprimento e com capacidade de transporte de cargas de 150 a 350 toneladas, enquanto que as vigas metálicas de cobertura vencem um vão livre de 42 metros no prédio com pé direito de 34 metros.

Para Raimundo Maia, presidente da Projeart Estruturas Metálicas, o maior desafio técnico desta obra foi justamente vencer este vão livre de 42 metros, com pé direito de 34 metros e vigas rolantes treliçadas e cordão inferior com montantes em diagonais em perfil laminado e cordão superior em perfil de chapa dobrada para apoio dos trilhos, transportando peso de até 350 toneladas. Segundo alguns calculistas do mercado, esta concepção de viga rolante treliçada não é encontrada em nenhuma literatura mundial.

“O projeto previa vigas de cobertura treliçadas e nós projetamos com vigas de alma cheia para seguir a estética do concreto e esta combinação entre o aço e o concreto acabou sendo muito elogiada”, detalha Paulo Tsukamoto, Diretor Comercial da Projeart, que finaliza: ”a maior expectativa em relação a esta obra foi que o mercado não acreditava que uma fábrica de estruturas metálicas do nordeste pudesse executar obra de tal porte e com tantos desafios a vencer. A obra não só foi executada no prazo, como recebeu elogios das equipes de engenheiros e da alta direção do Estaleiro Atlântico Sul”.

O sistema de pintura, também providenciado pela Projeart, foi adequado para o ambiente marítimo, com jato abrasivo ao metal quase branco, seguido do sistema de 1x75 micrômetros de Etil silicato de zinco; 1x125 micrômetros de Epoxy de alta espessura, precedido da execução de um mist coat; 1x75 microns de Esmalte Poliuretano Acrílico/Alifático. E os perfis metálicos leves foram galvanizados a fogo.

A iluminação zenital com placas de policarbonato, em forma de domus, proporcionou luz natural abundante, economizando significativamente a energia elétrica, com a utilização de lanternins modernos que possibilitaram constantes trocas de ar, o que tornou o ambiente bem mais confortável para os funcionários do chão de fábrica do estaleiro.

Estaleiro Atlântico Sul
Local: Suape, Ipojuca – PE
Conclusão da obra: 2010
Área construída: 120.000 m²
Área de cobertura: 120.000 m²
Área do fechamento lateral: 85.000m m²
Consumo de aço: 2.800 toneladas
Projeto arquitetônico: EPC Projetos
Cálculo Estrutural Metálico: Engº. Olavo Brito Júnior
Projeto executivo: Projeart Estruturas Metálicas
Construtora Responsável: Consórcio Tatuoca – Camargo Correia e Queiróz Galvão
Projeto Executivo (detalhamento): Projeart Estruturas Metálicas
Fabricação e Montagem das Estruturas Metálicas: Projeart Estruturas Metálicas

Fotos: Projeart Estruturas Metálicas

Twitter
Facebook

Compartilhe

Voltar Imprimir esta pagina Enviar esta página
Perguntas e Consultas Twitter Facebook Google Plus Rss
 

Av. Rio Branco, 181 - 28º andar
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20040-007

Tel: +55 (21) 3445-6332
cbca@acobrasil.org.br
Media Kit

Aço Brasil

Desenvolvido porProdweb