NOTÍCIAS » ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ideia+parceria = casa container

30/11/2011 | Notícia | AAI em Revista - Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS - Nov/Dez 2011


O arquiteto paulista Danilo Corbas planejava construir sua residência utilizando apenas soluções sustentáveis. Com o projeto em mãos, atraiu empresas que o ajudaram a viabilizar a casa dos seus sonhos. As amplas aberturas da residência projetada a partir de quatro containeres favorecem iluminação e ventilação naturais. Janelas basculantes acima das paredes de vidro permitem a entrada de ar no ambiente, mesmo quando a casa está fechada.

Entre os meses de maio e junho deste ano, centenas de profissionais, estudantes e empresários do setor visitaram esta casa construída num condomínio na Granja Viana, em Cotia (SP). Todos queriam conhecer em detalhes a técnica construtiva e as soluções adotadas pelo arq. Danilo Corbas na residência de 196 m² que veio a se tornar uma referência nacional. Na oportunidade, os visitantes também conheciam os materiais e os produtos “verdes” das 17 empresas que participaram do Projeto Casa Container, idealizado por Corbas há dois anos. Encerrado o período de visitação, o arquiteto mudou-se para a casa, com a esposa e os animais de estimação.

O ponto de partida do projeto foi a aquisição de quatro contêineres no porto de São Vicente, no litoral paulista, suficientes para dotar a casa de uma ampla área social – com estar, jantar e cozinha gourmet integrados –, escritório, garagem coberta, área de serviço, varandas, três quartos e três banheiros, distribuídos em dois pavimentos. Reaproveitamento da água da chuva, aquecimento solar e iluminação econômica foram algumas das soluções adotadas. Para garantir um eficiente isolamento térmico – um ponto crítico quando se utiliza aço como estrutura –, o profissional projetou um telhado verde, utilizou telhas brancas, projetou ventilação cruzada e especificou mantas isolantes fabricadas a partir de resíduos de garrafa PET. Danilo reforça a viabilidade da edificação também no campo econômico: “os custos foram 35% menores do que os de uma casa de alvenaria do mesmo padrão”. A economia com as fundações, apenas superficionais, foi fundamental, em função da estrutura ser mais leve. E no quesito ambiental, não resta dúvida sobre sua eficiência: as obras resultaram em apenas duas caçambas de entulhos contra 50 normalmente geradas em construções convencionais. Além de conquistar a casa dos sonhos, o arquiteto também garantiu novos negócios a partir deste projeto piloto. Ele está trabalhando nos projetos de quatro residências com o uso de contêineres e já foi prospectado para projetar um hotel.

 

Fotos: Plinio Dondon / Divulgação Projeto Casa Container
Fonte: AAI em Revista - Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS – Nov/Dez 2011

Twitter
Facebook

Compartilhe

Voltar Imprimir esta pagina Enviar esta página
Perguntas e Consultas Twitter Facebook Google Plus Rss
 

Av. Rio Branco, 181 - 28º andar
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20040-007

Tel: +55 (21) 3445-6332
cbca@acobrasil.org.br
Media Kit

Aço Brasil

Desenvolvido porProdweb