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Casa Nova

05/12/2018 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 52
Casa nova

Acima, visão geral do complexo que conta com núcleos administrativo, educacional e de eventos, além de um centro de convivência inteiramente em aço.Abaixo, detalhe das grandes treliças que compõem a estrutura do centro de convivência

Idealizada pelo arquiteto Emerson José Vidigal, do Estúdio 41 Arquitetura e ainda em execução em Porto Alegre, a nova sede do sistema Fecomércio no Rio Grande do Sul só deve ficar pronta a partir do próximo ano, mas já deixa clara a sua importância para a região. O projeto foi escolhido em um concurso nacional e ocupa uma área de 150 mil m², com edifício da sede administrativa, centro educacional, espaço de eventos e outros prédios.

No complexo, que está localizado às margens da Freeway – como é conhecida a principal rodovia de acesso a Porto Alegre –, tudo foi pensado para trazer um impacto positivo à região e, principalmente, garantir qualidade de vida aos profissionais e à população que frequentarão o local.

Para evitar que as águas do Rio Gravataí afetassem a área durante as cheias, Vidigal lançou mão de uma topografia diferenciada para o empreendimento. O edifício-garagem, que serve de apoio para as demais construções, foi construído na cota de 3 m, evitando que seja atingido pelas águas e favorecendo a contemplação da área verde local. Acima dele, em cota de 8 m, o destaque fica por conta de um centro de convivência inteiramente estruturado em aço. Em formato linear, atravessando todo o conjunto, o centro funciona como uma espécie de antessala que conecta as diferentes edificações. “No centro de convivência, duas grandes treliças em aço compõem a estrutura, com extensão de 125 m. No projeto, foram previstos vãos de até 70 m e balanços de 30 m”, detalha o arquiteto. A estrutura escolhida foi importante, ainda, para trazer leveza à edificação. “Com ela, tivemos peças relativamente pequenas e mais leves, se comparadas à opção em concreto.”

Além das treliças principais, tanto as passarelas como os deques, os suportes dos brises, as escadas e a cobertura do auditório têm estruturas em aço. Perfis soldados foram utilizados nos elementos das treliças principais – banzo superior, banzo inferior e diagonais –, bem como nas vigas transversais de conexão entre as duas treliças. Já as terças das coberturas são em perfis de aço laminado e os contraventamentos e outras estruturas foram executados com perfis formados a frio. Os elementos da treliça principal têm dimensões de seção H externas médias de 50 cm, com espessuras de chapas variando entre 16 mm e 20 mm.

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O centro de convivência que atravessa todo o conjunto e conecta os diferentes espaços é inteiramente estruturado em aço

“Na primeira fase de obras, também está sendo construído o edifício que corresponde à administração, diretorias e presidência, parte funcional que será acomodada nos pavimentos tipo da torre. O embasamento é composto porrestaurantes e um grande auditório de múltiplo uso, com planta flexível e capacidade para comportar até mil pessoas”, detalha Vidigal, que apostou em uma arquitetura contemporânea para atender ao programa em questão.
 
 

“A arquitetura proposta para o complexo buscou dar respostas diretas a questões técnicas, aplicando materiais e sistemas construtivos industrializados e explorando a capacidade estrutural do aço para criação de espaços flexíveis por conta dos grandes vãos. O sistema pré-fabricado também foi determinante para uma obra mais rápida e limpa.” Os elementos estruturais foram evidenciados não apenas por opção estética, mas também por questões funcionais, colaborando para a luminosidade e ventilação naturais no interior das construções. (E.Q.)

Sobre a obra

Projeto arquitetônico: Estúdio 41
Área construída: 44 mil m²
Aço empregado: perfis ASTM A572 GR50 (ABNT NBR 7007 AR 345); ASTM A36 (ABNT NBR 7007 MR 250); ASTM A588 (ABNT NBR 7007 AR 350COR) e CIVIL 350
Volume de aço: 1.092 t
Projeto estrutural: Vanguarda Engenharia
Fornecimento da estrutura de aço: Nova JVA
Execução da obra: Construtora JL
Local: Porto Alegre, RS
Conclusão da obra: 2019

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