Atenção

Fechar

CBCA

Produtividade é a palavra chave na construção

16/07/2018 | Notícia | Assessoria de Imprensa 3º Congresso Latino-Americano Steel Frame

Necessidade de construções mais eficientes foi tema central do primeiro dia do 3o Congresso Latino-Americano Steel Frame, que acontece em São Paulo

Por Marcelo Matusiak

A produtividade na construção civil é um dos tópicos que mais preocupam as empresas do setor no Brasil. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas em estudo encomendado pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo), a produtividade na construção civil é, em média, 30% menor do que outros segmentos econômicos. Uma das principais ferramentas para mudar esse quadro é o processo construtivo. A diretora e idealizadora do 3o Congresso Latino Americano Steel Frame, Luana Carregari, ressaltou que a industrialização deixou de ser uma tendência e tornou-se uma realidade.

- Novas tecnologias trazem novas demandas. Além disso, novos métodos e possibilidades surgem a cada instante. É importante abrir um espaço como esse para reunir a cadeia construtiva, seus pares e atores para troca de informações. Assim, é possível enxergar um alinhamento técnico e político dando voz ao segmento – disse.

A diretora de Entidades de Classe Engenharia Civil e Segurança do Trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado de São Paulo (CREA-SP), Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, destacou a necessidade de obras mais sustentáveis, práticas ecom menos desperdício. Para o membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon-SP e diretor técnico da Trisul, Roberto Pastor, o aumento da utilização do Steel Frame na indústria imobiliária depende de uma série de fatores. Entre eles, está o desenvolvimento sustentável da economia que resulta no aumento da atividade de construção.

Representante do Instituto Uruguayo de Consturção a Seco, Liber Trindade, reforçou o importante trabalho desenvolvido com o propósito de instruir, capacitar e difundir conhecimento através da escolas técnicas, faculdades e palestras. A solenidade de abertura contou com a presença da representante do Conselho Executivo do Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA), Silvia Scalzo e do vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo, Valdir Bergamini.

A primeira parte do evento foi dedicada ao debate sobre sistemas construtivos, tecnologias e tendências da construção civil. O diretor de projetos marketing habitat do Grupo Saint-Gobain Brasil, Paulo Perez, ressaltou a importância de mudar a cultura no Brasil. Para o especialista a atuação é sustentada em um tripé que contempla inovação, industrialização e planejamento.

- A construção civil precisa detalhar projetos e pensar mais com a cabeça e menos com o músculo na hora de fazer construção – disse.

Quando se fala em baixa produtividade, imediadamente se pensa no trabalhador. Porém é fundamental pensar em métodos construtivos que muitas vezes não são eficientes, provocou o engenheiro Fabio Luis Garbossa, da BKO Engenharia.

- Estamos muito mal em termos de produtividade no Brasil e o momento de mudar isso é agora – comentou.

A infraestrutura e a relação com a tecnologia foi o tema trazido pelo CEO da Construtech Ventures, Bruno Loreto. Em sua abordagem, lembrou que a construção é o segundo pior setor na adoção de tecnologias.

- É necessário olhar para tecnologia em todos os seus aspectos e tornar as construções mais eficientes em termos de conforto de quem faz a obra, do usuário, de recursos e de uso de materiais sustentáveis – disse.

As soluções de fachadas em Light Steel Framing, foram exibidas pelo engenheiro da Dryco America Latina - Etex – Colômbia, Felipe Duque. Na sequência o case do Kurotel, em Gramado (RS), foi apresentado pelo engenheiro da Center Steel, Roger Timm. Após, o case foi o 1o Cinema construído em Light Steel Frame da América do Sul, Helena Rodrigues.

A arquiteta e diretora da Construtora Micura Steel Frame, Heloisa Pomaro, lembrou que a qualidade não pode estar vinculada ao preço. É preciso consciência de que o valor mais elevado vai trazer uma série de benefícios.

- Estamos usando um sistema que é 100% reciclável. A água não existe, praticamente, em todo o processo e esse bem natural é a riqueza maior de nosso planeta. Por isso precisamos repensar a nossa economia usando steel frame – explicou.

A flexibilidade do sistema LSF: das grandes estruturas a piscina foi o tema do diretor da Construtora e Incorporadora Bonanza, Savio Neiva.

- O que o arquiteto colocar, temos que ter a capacidade de fazer – disse.

A diretora da Mehta Construção Modular , apresentou soluções com o uso do LSF destacando o passo a passo de uma construção, cuidados e características de cada etapa.

Uma das atrações principais, foi o case de sucesso internacional de uma imponente obra na China. A construção, usando Light Steel Frame, de um prédio de 57 andares em 19 dias impressionou o público. O gerente da BROAD Sustainable Building Co. Ltd (BSB), uma subsidiária do Grupo BROAD, Wang Lei, mostrou detalhes do Mini Sky City, localizado em Hunan, na China. A construção possui em sua característica rápida recuperação de calor proporcionando uma economia de energia de aproximadamente 20% na comparação com edificações convencionais além de possuir um sistema que aumenta o nível de purificação do ar em até cem vezes.

- Essa é minha primeira vez em uma palestra na América Latina e fico muito feliz de estar aqui. Se eu pudesse dar um conselho incentivaria que todos pudessem visitar a China para que possamos trocar conhecimento e experiências sobre métodos construtivos. Práticas como essa tornam nossos negócios melhores para o futuro. Em segundo lugar, somos todos homens de negócios e vivemos em um mesmo planeta. Meu desejo é que possamos colocar na mente de todas as pessoas o conceito de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente – afirmou.

Palestras técnicas e o 2º Fórum de Sistemas e Tecnologias da Construção Civil encerraram a programação do dia. O 3° Congresso Latino-Americano de Steel Fram prossegue ao longo da quinta-feira (21/06) no Maksoud Plaza, em São Paulo (SP). A programação conta com palestras sobre mercado, inovação e tecnologia; avanços e desafios do sistema LSF no Brasil e na América do Sul e e mercado imobiliário e pós-ocupação. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site congressosteelframe.com.br.
 

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.

Saiba mais sobre
a construção em aço
no Brasil.

Receba nosso conteúdo semanalmente

Arquitetura
Engenharia
Outros