Atenção

Fechar

CBCA

Construção a seco amplia horizontes e diversifica obras

12/07/2018 | Notícia | Assessoria de Imprensa 3º Congresso Latino-Americano Steel Frame

Método construtivo ganha novos adeptos e crescem as possibilidades de obras usando o modelo

Por Marcelo Matusiak

A evolução da tecnologia no sistema construtivo Light Steel Frame, conhecido como construção a seco, tem feito com que praticamente todo tipo de obra seja possível. O requisito fundamental é o conhecimento avançado sobre as melhores técnicas e materiais que serão aplicados. Um dos exemplos foi o primeiro shopping center construído na América Latina usando o LSF: o Shopping Center Itaipu, localizado em Niterói (RJ), inaugurado esse ano.

- Um dos principais diferenciais foi a leveza. Pela característica de haver formato de arquibancada e público o cinema provoca uma carga de peso grande e não havia uma previsão para isso. O Light Steel Frame veio a calhar, pois fez com que não fosse necessário reforço estrutural representando uma grande economia financeira para o empreendedor – explicou a arquiteta e gerente de projetos GypGroup – Brasil, Helena Rodrigues.

O desempenho acústico foi outro diferencial da obra trabalhando com chapeamento de gesso cimentício e lã de vidro. O trabalho ofecereu qualidade e segurança muito grande especialmente por contar com material industrializado. Essa característica faz com que o material tenha um padrão de qualidade, muitas vezes difícil de ser encontrado no método tradicional que pode ter variações nas composições de misturas para reboco e argamassa.

Exemplos como esse mostram que, hoje, o sistema construtivo pode ser aplicado em praticamente qualquer tipo de obra seja ela comercial, residencial, industrial ou infraestrutura.

- Não há mais limites. O fundamental é usar o melhor material para cada tipo de obra. É preciso aproveitar o potencial do perfil e usar espessuras adequadas. Um projeto otimizado faz toda diferença e é preciso muito conhecimento técnico para isso. Cada obra é diferente e exige uma solução específica. Por isso a importância de eventos como o Congresso Latino-Americano Steel Frame – finalizou.

O Light Steel Framing é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros sub-sistemas industrializados.
 

 

 

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.

Saiba mais sobre
a construção em aço
no Brasil.

Receba nosso conteúdo semanalmente

Arquitetura
Engenharia
Outros